PODCAST EDUCATIVO COMO INSTRUMENTO DE DISSEMINAÇÃO DE MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE

Autores

  • Jaqueline Aparecida Gomes Cardoso Simião Ivy Enber Christian University
  • Célio Bispo de Souza UFMT
  • Helane Liege Belisario Pinto Ambrozim MUST
  • Junia Belisario Pinto MUST
  • Marciane Dias dos Santos MUST
  • Olímpio José dos Santos UFPI
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Faculdade Dominius

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18734

Palavras-chave:

Podcast. Educação em saúde. Modelos assistenciais. Formação profissional. Disseminação do conhecimento.

Resumo

O estudo investigou a utilização do podcast educativo como ferramenta para a disseminação de modelos assistenciais em saúde, considerando sua acessibilidade e potencial de engajamento. A pesquisa partiu da seguinte questão: de que maneira um podcast educativo pode contribuir para a disseminação e a compreensão dos modelos assistenciais em saúde? O objetivo foi analisar a aplicabilidade desse formato para transmitir informações sobre organização e desafios assistenciais, facilitando a capacitação de profissionais e estudantes da área. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa bibliográfica, baseada em referências que discutem a estruturação dos serviços de saúde, os desafios da comunicação assistencial e o impacto das tecnologias educacionais na formação profissional. Durante o desenvolvimento, foram abordados os conceitos fundamentais dos modelos assistenciais e as potencialidades do podcast como recurso pedagógico. Os achados indicaram que o podcast educativo representa uma estratégia viável para ampliar o acesso ao conhecimento sobre modelos assistenciais, permitindo maior flexibilidade e inclusão de diferentes perfis profissionais. A pesquisa destacou a importância da inovação no ensino em saúde e sugeriu a necessidade de estudos futuros para avaliar a efetividade do podcast na retenção do conhecimento e no aprimoramento das práticas assistenciais.

Downloads

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Gomes Cardoso Simião, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação e Ética Cristã, Ivy Enber Christian University.

Célio Bispo de Souza, UFMT

Mestrando em Sociologia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Helane Liege Belisario Pinto Ambrozim, MUST

Mestranda em Gestão de Cuidados da Saúde, Must University (MUST).

Junia Belisario Pinto, MUST

Mestranda em Gestão de Cuidados da Saúde, Must University (MUST).

Marciane Dias dos Santos, MUST

Mestranda em Gestão de Cuidados da Saúde, Must University (MUST).

Olímpio José dos Santos, UFPI

Mestre em Alimentos e Nutrição, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Faculdade Dominius

Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas, Família e Pessoa em Vulnerabilidade Social. Faculdade Dominius.

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

Simião, J. A. G. C., Souza, C. B. de, Ambrozim, H. L. B. P., Pinto, J. B., Santos, M. D. dos, Santos, O. J. dos, & Santos, S. M. A. V. (2025). PODCAST EDUCATIVO COMO INSTRUMENTO DE DISSEMINAÇÃO DE MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 909–915. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18734