AS PRINCIPAIS LEIS QUE REGEM À EDUCAÇÃO NO BRASIL, O ANALFABETISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18726Palavras-chave:
Analfabetismo. Educação. Flexibilização.Resumo
Revendo algumas leis que expressam a garantia da educação brasileira e diante do espantoso número de analfabetos, surgiu certa inquietação, gerando alguns questionamentos: Por que existem tantos analfabetos no Brasil, se a educação tem sido o tema principal defendido pelas autoridades responsáveis pela sua conduta? O que tem empecilhado o cumprimento das normativas que dão luz ao processo alfabetizativo? É inadmissível que em pleno século XXI, haja taxas exorbitantes de pessoas que não tiveram acesso à escola ou que não foram contempladas pelas excelentes leis educacionais. Os números do analfabetismo entristecem a sociedade que, por sua vez, brada por uma intervenção do sistema educacional. É intolerável que em meio a tantas teorias pertinentes à educação, parte da sociedade vivencie à escuridão do conhecimento formal. Na verdade, quando não se prioriza a educação como o verdadeiro processo transformador, viabiliza-se oportunidades para o retrocesso. Os resultados insatisfatórios do processo educacional são, muitas vezes, consequências da desobediência as suas normativas. O acentuado número de analfabetos no Brasil gera um alerta para o futuro e sinaliza a urgente necessidade de políticas públicas no setor educacional. No decorrer desta produção comungou-se com alguns teóricos e considerou-se algumas fontes oficiais.
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