AS PRINCIPAIS LEIS QUE REGEM À EDUCAÇÃO NO BRASIL, O ANALFABETISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Autores

  • Manoel de Jesus Bastos Absoulute Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18726

Palavras-chave:

Analfabetismo. Educação. Flexibilização.

Resumo

Revendo algumas leis que expressam a garantia da educação brasileira e diante do espantoso número de analfabetos, surgiu certa inquietação, gerando alguns questionamentos: Por que existem tantos analfabetos no Brasil, se a educação tem sido o tema principal defendido pelas autoridades responsáveis pela sua conduta? O que tem empecilhado o cumprimento das normativas que dão luz ao processo alfabetizativo? É inadmissível que em pleno século XXI, haja taxas exorbitantes de pessoas que não tiveram acesso à escola ou que não foram contempladas pelas excelentes leis educacionais. Os números do analfabetismo entristecem a sociedade que, por sua vez, brada por uma intervenção do sistema educacional. É intolerável que em meio a tantas teorias pertinentes à educação, parte da sociedade vivencie à escuridão do conhecimento formal. Na verdade, quando não se prioriza a educação como o verdadeiro processo transformador, viabiliza-se oportunidades para o retrocesso. Os resultados insatisfatórios do processo educacional são, muitas vezes, consequências da desobediência as suas normativas. O acentuado número de analfabetos no Brasil gera um alerta para o futuro e sinaliza a urgente necessidade de políticas públicas no setor educacional. No decorrer desta produção comungou-se com alguns teóricos e considerou-se algumas fontes oficiais.

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Biografia do Autor

Manoel de Jesus Bastos, Absoulute Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University, Pós-graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Teologia Hokemãh – FATEH e Graduado em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

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Publicado

2025-04-10

Como Citar

Bastos, M. de J. (2025). AS PRINCIPAIS LEIS QUE REGEM À EDUCAÇÃO NO BRASIL, O ANALFABETISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1479–1489. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18726