EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18708

Palavras-chave:

Educação. Trabalho. Habilidades. Mercado. Tecnologia.

Resumo

O avanço tecnológico e as transformações nos modelos sociais e econômicos impactam diretamente as escolhas profissionais e as exigências do mercado de trabalho. Diante desse cenário dinâmico, a educação enfrenta o desafio de preparar os estudantes para carreiras emergentes, muitas das quais ainda nem existem. Este artigo discute a importância da articulação entre habilidades técnicas (hard skills) e habilidades socioemocionais (soft skills) na formação profissional. Enquanto as habilidades técnicas garantem a execução eficiente de funções específicas, as habilidades socioemocionais, como criatividade, adaptabilidade e inteligência emocional, são essenciais para a inserção e o sucesso no mercado. A literatura especializada, incluindo estudos de Tony Wagner (2014), Daniel Goleman (2000) e relatórios do World Economic Forum (2016), reforça a crescente demanda por competências interpessoais e cognitivas. Além disso, destaca-se o papel da educação técnica na preparação dos alunos para um mundo do trabalho flexível e globalizado, como defendido por Claudia Costin (2017). Conclui-se que a formação profissional ideal deve integrar conhecimento técnico e desenvolvimento socioemocional, garantindo que os indivíduos estejam preparados para os desafios e incertezas da sociedade contemporânea.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Stein Graeff, Christian Business School

Curso Doutorado em Ciências da Educação na Instituição Christian Business School. Mestre em Letras- Estudos Línguísticos pela Universidade de Passo Fundo, Graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2003). Atualmente, atua como Coordenadora Pedagógica na Rede Salvatoriana. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Gestão de equipes. Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, Pós-graduada em Supervisão - Gestão e Orientação Escolar, Metodologias ativas de aprendizagem, Liderança e desenvolvimento de equipes, MBA em Desenvolvimento de Pessoas, Direitos Humanos, Processos de aprendizagem, Desenvolvimento e Alfabetização e Psicologia da Educação. Pós-graduada em Teologia Religiosa, Aconselhamento e Psicologia Pastoral e Lideranças Salvatorianas.

Diógenes Gusmão, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Graeff, P. S., & Gusmão, D. (2025). EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1290–1303. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18708