EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18708

Palavras-chave:

Educação. Trabalho. Habilidades. Mercado. Tecnologia.

Resumo

O avanço tecnológico e as transformações nos modelos sociais e econômicos impactam diretamente as escolhas profissionais e as exigências do mercado de trabalho. Diante desse cenário dinâmico, a educação enfrenta o desafio de preparar os estudantes para carreiras emergentes, muitas das quais ainda nem existem. Este artigo discute a importância da articulação entre habilidades técnicas (hard skills) e habilidades socioemocionais (soft skills) na formação profissional. Enquanto as habilidades técnicas garantem a execução eficiente de funções específicas, as habilidades socioemocionais, como criatividade, adaptabilidade e inteligência emocional, são essenciais para a inserção e o sucesso no mercado. A literatura especializada, incluindo estudos de Tony Wagner (2014), Daniel Goleman (2000) e relatórios do World Economic Forum (2016), reforça a crescente demanda por competências interpessoais e cognitivas. Além disso, destaca-se o papel da educação técnica na preparação dos alunos para um mundo do trabalho flexível e globalizado, como defendido por Claudia Costin (2017). Conclui-se que a formação profissional ideal deve integrar conhecimento técnico e desenvolvimento socioemocional, garantindo que os indivíduos estejam preparados para os desafios e incertezas da sociedade contemporânea.

 

Downloads

Biografia do Autor

Patrícia Stein Graeff, Christian Business School

Curso Doutorado em Ciências da Educação na Instituição Christian Business School. Mestre em Letras- Estudos Línguísticos pela Universidade de Passo Fundo, Graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2003). Atualmente, atua como Coordenadora Pedagógica na Rede Salvatoriana. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Gestão de equipes. Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, Pós-graduada em Supervisão - Gestão e Orientação Escolar, Metodologias ativas de aprendizagem, Liderança e desenvolvimento de equipes, MBA em Desenvolvimento de Pessoas, Direitos Humanos, Processos de aprendizagem, Desenvolvimento e Alfabetização e Psicologia da Educação. Pós-graduada em Teologia Religiosa, Aconselhamento e Psicologia Pastoral e Lideranças Salvatorianas.

Diógenes Gusmão, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Graeff, P. S., & Gusmão, D. (2025). EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1290–1303. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18708