AS CONTRIBUIÇÕES DOS MATERIAS DIDÁTICOS VOLTADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA NO TRABALHO DA PLURALIDADE CULTURAL COMO TEMA TRANSVERSAL EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18697Palavras-chave:
Cultural Plurality. Teaching Materials. Language Teaching.Resumo
O conflito étnico que está presente no dia-a-dia dos brasileiros traz à tona a falta de valorização cultural entre um povo, formado em maioria pela miscigenação étnica. Trazer esta realidade para escola favorece o processo de formação pessoal dos alunos e salienta o educador como agente de mudança em um cotidiano que vai além do ambiente de sala de aula. Nesse sentido, os materiais didáticos servem de apoio à construção de uma consciência coletiva cidadã, nos alunos, voltada para o convívio e a valorização das diferenças. A pluralidade cultural deve ser trabalhada como tema transversal às disciplinas, sendo de responsabilidade do educador a escolha de materiais didáticos voltados a essa prática, podendo ser observados, no mercado, alguns livros que trazem valorosas contribuições a esse respeito, proporcionando a oportunidade para que os alunos possam conhecer, opinar e questionar sobre a diversidade cultural dos grupos que formam uma sociedade, de forma a estimular uma convivência saudável com respeito às diferenças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY