AS CONTRIBUIÇÕES DOS MATERIAS DIDÁTICOS VOLTADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA NO TRABALHO DA PLURALIDADE CULTURAL COMO TEMA TRANSVERSAL EM SALA DE AULA

Autores

  • Ari Arcilio Carneiro de Albuquerque Júnior Christian Business School
  • Manoel Ribeiro de Albuquerque Sales Neto Universidade Federal do Ceará
  • Adriana Maria de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Ana Matilde Tomaz Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Sampaio Batista Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18697

Palavras-chave:

Cultural Plurality. Teaching Materials. Language Teaching.

Resumo

O conflito étnico que está presente no dia-a-dia dos brasileiros traz à tona a falta de valorização cultural entre um povo, formado em maioria pela miscigenação étnica. Trazer esta realidade para escola favorece o processo de formação pessoal dos alunos e salienta o educador como agente de mudança em um cotidiano que vai além do ambiente de sala de aula. Nesse sentido, os materiais didáticos servem de apoio à construção de uma consciência coletiva cidadã, nos alunos, voltada para o convívio e a valorização das diferenças. A pluralidade cultural deve ser trabalhada como tema transversal às disciplinas, sendo de responsabilidade do educador a escolha de materiais didáticos voltados a essa prática, podendo ser observados, no mercado, alguns livros que trazem valorosas contribuições a esse respeito, proporcionando a oportunidade para que os alunos possam conhecer, opinar e questionar sobre a diversidade cultural dos grupos que formam uma sociedade, de forma a estimular uma convivência saudável com respeito às diferenças.

Downloads

Biografia do Autor

Ari Arcilio Carneiro de Albuquerque Júnior, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação na  Christian Business School. Secretário Executivo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 

Manoel Ribeiro de Albuquerque Sales Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará. Farmacêutico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. 

Adriana Maria de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc) na Universidade Federal do Ceará-UFC. Servidora Técnico-admistrativa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 

Ana Matilde Tomaz, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará

Especialista em Gestão Pública e Recursos Humanos pela Faculdade Futura-  Servidora Técnico-admistrativa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 

Juliana Sampaio Batista, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Doutora em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES).- Nutricionista da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza/Ceará. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutor em Ciências da Educação pela Christian Business School; Docente do  Doutorado em Ciências da Educação da Christian Business School. 

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Albuquerque Júnior, A. A. C. de, Sales Neto, M. R. de A., Sousa, A. M. de, Tomaz, A. M., Batista, J. S., & Coutinho, D. J. G. (2025). AS CONTRIBUIÇÕES DOS MATERIAS DIDÁTICOS VOLTADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA NO TRABALHO DA PLURALIDADE CULTURAL COMO TEMA TRANSVERSAL EM SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1228–1237. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18697