A DESVALORIZAÇÃO E A SOBRECARGA DOCENTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PERÍCIAS PEDAGÓGICAS NA CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA CEARENSE

Autores

  • Francisco Pereira de Andrade UFERSA
  • Kevin Cristian Paulino Freires FICS
  • Micael Campos da Silva MUST
  • Francisco Damião Bezerra FICS
  • Tereza Maria de Lima UERN
  • Juliane Aparecida Pereira Borges MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18620

Palavras-chave:

Análise crítica. Capital cearense. Desvalorização docente. Perícias pedagógicas. Região metropolitana cearense. Sobrecarga Docente.

Resumo

Esse artigo buscou analisar criticamente as condições de trabalho dos docentes na capital e região metropolitana cearense, com foco na sobrecarga e desvalorização da profissão, e como esses fatores impactam diretamente a prática pedagógica e a saúde dos professores. Dessa forma, a pesquisa, de natureza quali-quanti, utilizou questionários fechados via Google Forms e entrevistas realizadas pelo WhatsApp para coletar dados quantitativos e qualitativos sobre a percepção dos docentes. Nesse sentido, os resultados indicaram que 95% dos professores consideram suas condições de trabalho ruins, destacando a baixa remuneração, falta de materiais e a sobrecarga de tarefas. Assim, a discrepância salarial entre municípios e a irrelevância das capacitações oferecidas também foram identificadas como questões críticas. Ademais, a análise apontou a carência de políticas públicas eficientes, o assédio moral por parte de gestores e a escassez de profissionais capacitados como fatores agravantes. Em resposta, propôs-se a implementação de políticas como o Fundo Estadual de Equalização Salarial (FEES) e plataformas de formação continuada. Logo, as conclusões destacam a urgência de ações efetivas para valorizar a profissão docente e melhorar as condições de trabalho, garantindo, assim, um ensino de qualidade no estado do Ceará.

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Biografia do Autor

Francisco Pereira de Andrade, UFERSA

Mestre em matemática pela UFERSA. 

Kevin Cristian Paulino Freires, FICS

Doutorando em ciências da educação pela FICS. 

Micael Campos da Silva, MUST

Mestre em tecnologias emergentes da educação pela MUST UNIVERSITY.

Francisco Damião Bezerra, FICS

Doutorando em ciências da educação pela FICS. 

Tereza Maria de Lima, UERN

Doutora em Linguística, Letras e Artes pela UERN. 

Juliane Aparecida Pereira Borges, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST UNIVERSITY.

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Publicado

2025-04-04

Como Citar

Andrade, F. P. de, Freires, K. C. P., Silva, M. C. da, Bezerra, F. D., Lima, T. M. de, & Borges, J. A. P. (2025). A DESVALORIZAÇÃO E A SOBRECARGA DOCENTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PERÍCIAS PEDAGÓGICAS NA CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA CEARENSE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 484–504. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18620