A DESVALORIZAÇÃO E A SOBRECARGA DOCENTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PERÍCIAS PEDAGÓGICAS NA CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18620Palavras-chave:
Análise crítica. Capital cearense. Desvalorização docente. Perícias pedagógicas. Região metropolitana cearense. Sobrecarga Docente.Resumo
Esse artigo buscou analisar criticamente as condições de trabalho dos docentes na capital e região metropolitana cearense, com foco na sobrecarga e desvalorização da profissão, e como esses fatores impactam diretamente a prática pedagógica e a saúde dos professores. Dessa forma, a pesquisa, de natureza quali-quanti, utilizou questionários fechados via Google Forms e entrevistas realizadas pelo WhatsApp para coletar dados quantitativos e qualitativos sobre a percepção dos docentes. Nesse sentido, os resultados indicaram que 95% dos professores consideram suas condições de trabalho ruins, destacando a baixa remuneração, falta de materiais e a sobrecarga de tarefas. Assim, a discrepância salarial entre municípios e a irrelevância das capacitações oferecidas também foram identificadas como questões críticas. Ademais, a análise apontou a carência de políticas públicas eficientes, o assédio moral por parte de gestores e a escassez de profissionais capacitados como fatores agravantes. Em resposta, propôs-se a implementação de políticas como o Fundo Estadual de Equalização Salarial (FEES) e plataformas de formação continuada. Logo, as conclusões destacam a urgência de ações efetivas para valorizar a profissão docente e melhorar as condições de trabalho, garantindo, assim, um ensino de qualidade no estado do Ceará.
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