APRENDIZAGEM COLABORATIVA E LETRAMENTO

Autores

  • Maria Gama de Oliveira COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18614

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa. Letramento. Estudante. Professor.

Resumo

Este estudo analisa a aprendizagem colaborativa e o letramento no desenvolvimento da leitura e escrita. Tal prática, oportuniza uma aprendizagem mais ativa através do estimulo do pensamento crítico e das capacidades de interação, negociação de informações, resolução de problemas e autorregulação no processo de ensino-aprendizagem. Isso acontece devido ao partilhamento que existe entre os alunos no ambiente escolar, mediado pelos os professores. Através de uma revisão bibliográfica, o estudo evidencia que a aprendizagem colaborativa, especialmente nas áreas da escrita, interpretação e leitura, é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes, contribuindo para tomadas de decisões e o desenvolvimento do trabalho em equipe, habilidades essenciais na convivência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gama de Oliveira, COLLEGE EDUCALER

Licenciada em Pedagogia (Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias); Especializada em Docência na Educação Infantil e Series Iniciais (Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias); Mestranda da COLLEGE EDUCALER; Professora da EJA e da Educação Infantil no município de Ponto Novo/BA. 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona); Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona); Licenciada em Pedagogia (UCSAL); Professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER. 

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Oliveira, M. G. de, & Pinho, A. M. (2025). APRENDIZAGEM COLABORATIVA E LETRAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 397–403. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18614