O BRINCAR COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Josineide Gomes da Mota World University Ecumenical
  • Maria do Céu Cardoso de Oliveira World University Ecumenical
  • Francisca Vilani de Souza World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18559

Palavras-chave:

Brincar. Jogo. Aprendizagem. Desenvolvimento Infantil.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a importância do brincar como fator de motivação para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. A pesquisa está fundamentada em base teórica de alguns autores como: Vigotski, (2008), Piaget (1978), Kishimoto (2008). Destaca-se a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo por meio de jogos e brincadeiras. Bem como a abordagem do brinquedo e sua importância na educação infantil, assim como as relações estabelecidas entre ação e significado do brinquedo (símbolo), e brincando através dos jogos, na perspectiva que o desenvolvimento da criança deve ser considerado na sua dimensão cognitiva, afetiva e social, entendendo que as mesmas são simultâneas e entrelaçadas, percebendo o lúdico como facilitador da construção desta aprendizagem.

Downloads

Biografia do Autor

Josineide Gomes da Mota, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação world University Ecumenical – WUE. 

Maria do Céu Cardoso de Oliveira, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação world University Ecumenical – WUE.

Francisca Vilani de Souza, World University Ecumenical

Orientadora no mestrado em Ciências da Educação world University Ecumenical – WUE.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Mota, J. G. da, Oliveira, M. do C. C. de, & Souza, F. V. de. (2025). O BRINCAR COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 2222–2230. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18559