A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE E CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Aline Cristiane Gomes Cunha Christian Business School
  • Aclene Luz Christian Business School
  • Deise Santana da Luz Christian Business School
  • Kátia Rodrigues Martins Cristhian Business School
  • Vanessa Lins Lemos Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18556

Palavras-chave:

Afetividade. Escola e Família. Professor e formação.

Resumo

O presente trabalho preconiza a importância da afetividade e a formação do professor na educação especial, a necessidade do estabelecimento de vínculos, da inclusão do aluno com deficiência no ambiente escolar, do acolhimento e conhecimento dos direitos, leis e garantias que esse aluno possui. Uma educação de qualidade deve utilizar a afetividade como ferramenta pedagógica prioritária e trabalhar cautelosamente, mas com firmeza também, afim de que o aluno entenda e participe do processo de aprendizagem conhecendo suas regras de convivência, desenvolvendo suas relações afetivas sem se privar de suas emoções. O professor deve estar em constante formação para utilizar essa metodologia como ferramenta eficaz em parceria com a família para que desde o início da vida escolar do aluno possam estimular sua criatividade e potencialidades buscando o aprendizado de qualidade e a satisfação em estar na escola mediante o acolhimento de todos os integrantes, bem como usufruir de todo suporte e garantias amparados legalmente.

Downloads

Biografia do Autor

Aline Cristiane Gomes Cunha, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School; Graduada em Matemática e Pedagogia; Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Atendimento Educacional Especializado e Gestão Educacional. 

Aclene Luz, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business School; Pedagoga, Especialista em psicopedagogia, AEE – Atendimento Educacional Especializado, neuropsicopedagogia institucional e clínica, gestão, orientação, supervisão educacional com ênfase em psicologia.

Deise Santana da Luz, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business School; Pedagoga, Especialista em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar.

Kátia Rodrigues Martins, Cristhian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Christian Business School; Pós Graduada em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar; Graduada em Pedagogia.

Vanessa Lins Lemos, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School; Pedagoga; Especialista em Pedagogia Empresarial; Psicopegagogia Institucional e Orientação Escolar.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador no curso de mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Cunha, A. C. G., Luz, A., Luz, D. S. da, Martins, K. R., Lemos, V. L., & Coutinho, D. J. G. (2025). A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE E CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 2369–2377. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18556