A RELAÇÃO AUTOESTIMA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Márie dos Santos Ferreira Universidad Argentina  John F. Kennedy

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18554

Palavras-chave:

Autoestima. Aprendizagem. Desenvolvimento psicossocial. Discentes da EJA. Vygotsky.

Resumo

Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica sentem na própria vida os efeitos da exclusão social. Frente a esse contexto, a educação de jovens e adultos (EJA) representa um caminho de possibilidades para que as pessoas possam reverter suas histórias de exclusão, agarrando-se a essa oportunidade de regresso aos estudos como um passo importante em prol da conquista e reconquista da própria dignidade, tanto em âmbito pessoal como social. O presente artigo tem como objetivo investigar e analisar a relação autoestima e aprendizagem na educação escolar dos discentes da EJA, respaldando-se prioritariamente na teoria sociointeracionista de Vygotsky, em busca de uma melhor elucidação dos elementos constitutivos da construção psicossocial da autoestima no processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos. Reitera-se a importância da reflexão sobre o poder de uma educação orientada para o desenvolvimento de disposições cognitivas, reflexivas e críticas, assim como das habilidades emocionais dos educandos em prol da autonomia e do protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo educacional, para que a educação escolar, por essa via, promova a autoestima, a dignidade pessoal e social dos seus educandos.

Downloads

Biografia do Autor

Márie dos Santos Ferreira, Universidad Argentina  John F. Kennedy

Doutorado em Psicologia Social (Universidad Argentina  John F. Kennedy) Prof.ª de Filosofia da rede estadual de educação do Estado do Ceará. Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Downloads

Publicado

2025-04-04

Como Citar

Ferreira, M. dos S. (2025). A RELAÇÃO AUTOESTIMA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 574–587. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18554