A RELAÇÃO AUTOESTIMA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18554Palavras-chave:
Autoestima. Aprendizagem. Desenvolvimento psicossocial. Discentes da EJA. Vygotsky.Resumo
Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica sentem na própria vida os efeitos da exclusão social. Frente a esse contexto, a educação de jovens e adultos (EJA) representa um caminho de possibilidades para que as pessoas possam reverter suas histórias de exclusão, agarrando-se a essa oportunidade de regresso aos estudos como um passo importante em prol da conquista e reconquista da própria dignidade, tanto em âmbito pessoal como social. O presente artigo tem como objetivo investigar e analisar a relação autoestima e aprendizagem na educação escolar dos discentes da EJA, respaldando-se prioritariamente na teoria sociointeracionista de Vygotsky, em busca de uma melhor elucidação dos elementos constitutivos da construção psicossocial da autoestima no processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos. Reitera-se a importância da reflexão sobre o poder de uma educação orientada para o desenvolvimento de disposições cognitivas, reflexivas e críticas, assim como das habilidades emocionais dos educandos em prol da autonomia e do protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo educacional, para que a educação escolar, por essa via, promova a autoestima, a dignidade pessoal e social dos seus educandos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY