EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE ASPECTOS ESSENCIAIS A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES, MEDIANTE O TEMPO DE ATUAÇÃO NESSA MODALIDADE DE ENSINO

Autores

  • Cássia Fernanda Viana dos Santos Christian Business School
  • Andreia Santiago Resende Christian Business School
  • Karla Danielle Resende da Silva Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18544

Palavras-chave:

Formação docente. Prática Pedagógica. Sala de aula.

Resumo

Está investigação buscou identificar se é possível que a prática pedagógica do educador seja ressignificada devido ao tempo de atuação desse profissional num ambiente de ensino específico, mesmo que o educador não tenha formação adequada para isso. A ideia foi compreender como esse processo pode ocorrer na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica,tendo com base artigos e teóricos que fundamentam esse tema.Os resultados mostraram que é possível que mesmo o educador não tendo uma formação adequada para atuar em uma determinada modalidade de ensino, sua prática pedagógica possa ser ressignificada através das experiências vivenciadas no dia-a-dia da sala de aula com os estudantes e entre eles e seus pares no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Fernanda Viana dos Santos, Christian Business School

Mestra em Ciências da Educação pela Christian Business School. Professora da rede municipal do Paulista.

Andreia Santiago Resende, Christian Business School

Mestra em Ciências da educação pela Christian Business School, Professora da rede municipal do Paulista.

Karla Danielle Resende da Silva, Christian Business School

Mestra em Ciências da educação pela Christian Business School, Professora da rede municipal do Paulista.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em biologia pela UFPE, Pós – em Educação UFPB.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Santos, C. F. V. dos, Resende, A. S., Silva, K. D. R. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE ASPECTOS ESSENCIAIS A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES, MEDIANTE O TEMPO DE ATUAÇÃO NESSA MODALIDADE DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 763–774. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18544