INCIDÊNCIA E AGRAVO DE TUBERCULOSE NO CENTRO-OESTE NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

Autores

  • Hamanda Xavier de Araujo UniRV
  • Bruno Labre Pontes Silva UniRV
  • João Vitor Guerreiro Amaral UniRV
  • Ryan Terra Gontijo Amorim UniRV
  • Milena Vieira Ramos Universidade de Brasília-UnB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18516

Palavras-chave:

Tuberculose. Associações de Combate à Tuberculose. Monitoramento Epidemiológico. Notificação de Doenças. Epidemiologia Clínica.

Resumo

Introdução: A tuberculose segue sendo a doença infectocontagiosa que mais incide no mundo. O Brasil é um país de proporção continental e vem crescendo a incidência desta doença nos últimos anos. Objetivo: Analisar a incidência dos casos de tuberculose entre os anos de 2004 e 2023 na região Centro-Oeste. Metodologia: O estudo ecológico utilizou quatro bancos de dados e reuniu todos os números para analisar a incidência e agravos dos casos de tuberculose no Centro-Oeste durante um período. Resultados: Nas últimas duas décadas, o Centro-Oeste notificou a menor quantidade de casos de tuberculose comparado às outras regiões. Os números sobre internações e procedimentos, regionais, relacionados à tuberculose revelam um grande aumento entre os anos de 2007 e 2024, saindo de 35 para 1.030. Diferentemente dos números de procedimentos, a cobertura vacinal registrou uma manutenção durante essas duas décadas, considerando a mudança nas formas de administração. Conclusão: Apesar do notável avanço no tratamento e vacinação, além do menor número de casos se comparado com as outras regiões, o Centro-Oeste ainda tem que tomar medidas para otimizar a detecção e tratamento, e ainda, buscar uma forma de reduzir os números de novos casos de tuberculose.

Downloads

Biografia do Autor

Hamanda Xavier de Araujo, UniRV

Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade de Rio Verde (UniRV), campus Goianésia.

Bruno Labre Pontes Silva, UniRV

Acadêmico do curso de Medicina pela Universidade de Rio Verde (UniRV), campus Goianésia.

João Vitor Guerreiro Amaral, UniRV

Acadêmico do curso de Medicina pela Universidade de Rio Verde (UniRV), campus Goianésia.

Ryan Terra Gontijo Amorim, UniRV

Acadêmico do curso de Medicina pela Universidade de Rio Verde (UniRV), campus Goianésia.

Milena Vieira Ramos, Universidade de Brasília-UnB

Coordenadora do serviço de Fonoaudiologia da Associação Parkinson Brasília. Fonoaudióloga pela Universidade de Brasília-UnB, especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz-CEV.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Araujo, H. X. de, Silva, B. L. P., Amaral, J. V. G., Amorim, R. T. G., & Ramos, M. V. (2025). INCIDÊNCIA E AGRAVO DE TUBERCULOSE NO CENTRO-OESTE NOS ÚLTIMOS 20 ANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 2152–2163. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18516