A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NAS TROCAS COMERCIAIS ENTRE BRASIL E CHINA: IMPLICAÇÕES PARA A ECONOMIA BRASILEIRA (2013-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18509

Palavras-chave:

Parceria estratégica abrangente. Tecnologia. Negócios.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o início das relações internacionais entre o Brasil e a China, destacando as consequências diretas dessa parceria na economia brasileira. Os primeiros contatos ocorreram no século XIX, com foco nas trocas comerciais. A partir de 2013, as relações se fortaleceram, principalmente nas áreas estratégica e econômica, com ambos os países integrando o BRICS e compartilhando interesses comuns em desenvolvimento sustentável, comércio e investimentos. A China tornou-se o maior parceiro comercial do Brasil em 2010 e, em 2013, a relação foi elevada a "Parceria Estratégica Abrangente", resultando na assinatura de diversos acordos comerciais, como a cooperação na emissão de certificados eletrônicos para produtos agrícolas e de proteína animal. No setor de tecnologia, destaca-se o desenvolvimento conjunto do satélite CBERS-6. De igual forma, foram firmados acordos nas áreas de pesquisa, inovação, economia digital e espaço. Atualmente, a China representa mais de 20% das importações e um terço das exportações brasileiras. Em 2023, acordos foram assinados para permitir trocas diretas entre a lira e o yuan, o que impulsionará ainda mais os negócios entre os dois países. A questão que permanece é: até quando essa parceria será vantajosa para ambos os lados?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano dos Reis Silva, FATEC

 Discente em Tecnologia em Comércio Exterior,  Fatec Zona Leste. 

Ali Antônio Abrão Júnior, FATEC

Advogado, Especialista em Direito Público com ênfase em Gestão Pública, pelo Damásio Educacional, Especialista em Direito Empresarial e Direito Digital pela Faculdade Legale, Docente da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba e Zona Leste – FATEC – Centro Paula Souza. 

Carlos Alberto Di Lorenzo, FATEC

Mestre e Doutor em Direito. Coordenador e professor da FATEC Zona Leste. Professor de Direito da USCS. Advogado e assessor jurídico.

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Silva, J. dos R., Abrão Júnior, A. A., & Lorenzo, C. A. D. (2025). A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NAS TROCAS COMERCIAIS ENTRE BRASIL E CHINA: IMPLICAÇÕES PARA A ECONOMIA BRASILEIRA (2013-2023). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1838–1857. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18509