CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PAPEL DAS TICs E DOS AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18406Palavras-chave:
Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Aluno. Autonomia. Mediação. Aprendizagem.Resumo
A busca pela modalidade de Educação a Distância (EaD) vem crescendo a cada dia em detrimento da evolução das tecnologias e de vários aspectos que facilitam a vida do aluno. O aluno, nessa modalidade, interage com o professor-tutor online, com materiais e demais agentes desse processo, através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tirando dúvidas, assistindo aulas, participando de fóruns, fazendo quizzes, entre outras atividades previstas e preparadas para auxiliá-lo na busca pela sua aprendizagem. O professor-tutor online participa acompanhando o desenvolvimento do aluno, dando suporte e sendo um mediador desse processo. A Educação a Distância é uma proposta atraente aos alunos, pois propicia aulas mais interativas, através de mídias e metodologias ativas, tornando as aulas mais prazerosas. O aluno da EaD precisa ser mais autônomo na busca da sua aprendizagem, se organizar no tempo e no espaço para ter sucesso em sua caminhada, visto que, nessa modalidade, ele se torna o protagonista da sua aprendizagem. O objetivo desse trabalho é mostrar as características da EaD, com vantagens e desafios e a sua importância para a democratização do ensino, apresentando as TICs como molas propulsoras desse crescimento e os agentes envolvidos nessa modalidade educacional. O mundo evolui e a educação precisa acompanhar esse crescimento, visto que esses alunos serão os futuros profissionais que atuarão em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e avançado tecnologicamente.
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