A TOMADA DE DECISÃO PELOS GESTORES ESCOLARES COM O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18386

Palavras-chave:

Gestores escolares. Tecnologia digital. Tomada de decisão.

Resumo

Esse artigo buscou discutir a importância da tecnologia no auxílio da tomada de decisão dos gestores escolares. Os resultados destacam que a utilização da inovação digital pode reduzir tarefas redundantes, além de contribuir com o aumento da eficiência administrativa, da transparência e da responsabilidade no gerenciamento de dados de pessoal, aprimorando a eficiência dos gestores e dos processos de tomada de decisão em instituições educacionais. Além disso, foi possível identificar alguns desafios a serem enfrentados em seu exercício profissional, como a ausência de habilidades técnicas e a falta de exploração da sustentabilidade e adaptabilidade de longo prazo dos sistemas de informação em instituições educacionais, apontando para a necessidade de treinamento contínuo de habilidades digitais para os atores do corpo escolar. Assim, na conclusão foi evidenciado que o gestor escolar precisa estar atento as ferramentas de tecnologias digitais, uma vez que as pesquisas demonstram resultados significativos na tomada de decisões e no gerenciamento de recursos por meio do uso de ferramentas tecnológicas, bem como precisa ter sensibilidade para superar os desafios e limitações existentes nos ambientes escolares que derivarão pela utilização das ferramentas tecnológicas. Ao fim desse estudo foi ofertada a todos os leitores sugestão para futuras pesquisas.

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Biografia do Autor

Rosimere Medeiros Leôncio da Silva, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação, Discente, Christian Business School.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutor em Biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-03-19

Como Citar

Silva, R. M. L. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). A TOMADA DE DECISÃO PELOS GESTORES ESCOLARES COM O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1151–1162. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18386