A HOMEOPATIA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DOCENTE E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18249Palavras-chave:
Homeopatia. Ensino médico. Práticas integrativas e complementares.Resumo
A homeopatia, reconhecida como especialidade médica no Brasil, ainda enfrenta desafios para sua consolidação no ensino de graduação em medicina. O presente estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, teve como objetivo analisar a inserção da homeopatia no ensino médico, focando na perspectiva dos docentes e no impacto dessa inclusão na formação dos futuros profissionais. Através de entrevistas com docentes de homeopatia de diversas instituições de ensino superior, buscou-se identificar os desafios e as potencialidades da inserção da homeopatia na formação médica, bem como o papel da homeopatia como prática integrativa e complementar no SUS. Os resultados revelam que a homeopatia, apesar de ser reconhecida como especialidade médica, ainda enfrenta desafios para sua consolidação no ensino de graduação. Os docentes destacam a importância da homeopatia para a formação de um profissional mais humanizado e integral, capaz de compreender a saúde em sua complexidade. No entanto, a falta de infraestrutura adequada, o preconceito por parte de alguns colegas e a resistência da indústria farmacêutica são obstáculos que precisam ser superados. A pesquisa conclui que a homeopatia tem um papel fundamental a desempenhar na formação médica, e que a sua inserção no ensino de graduação é um passo crucial para a construção de um sistema de saúde mais justo, equânime e integral.
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