A HOMEOPATIA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DOCENTE E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Lizandro Leite Brito Associação Homeopática de Pernambuco
  • Carlos Eduardo Danzi Vanderlei Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18249

Palavras-chave:

Homeopatia. Ensino médico. Práticas integrativas e complementares.

Resumo

A homeopatia, reconhecida como especialidade médica no Brasil, ainda enfrenta desafios para sua consolidação no ensino de graduação em medicina. O presente estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, teve como objetivo analisar a inserção da homeopatia no ensino médico, focando na perspectiva dos docentes e no impacto dessa inclusão na formação dos futuros profissionais. Através de entrevistas com docentes de homeopatia de diversas instituições de ensino superior, buscou-se identificar os desafios e as potencialidades da inserção da homeopatia na formação médica, bem como o papel da homeopatia como prática integrativa e complementar no SUS. Os resultados revelam que a homeopatia, apesar de ser reconhecida como especialidade médica, ainda enfrenta desafios para sua consolidação no ensino de graduação. Os docentes destacam a importância da homeopatia para a formação de um profissional mais humanizado e integral, capaz de compreender a saúde em sua complexidade. No entanto, a falta de infraestrutura adequada, o preconceito por parte de alguns colegas e a resistência da indústria farmacêutica são obstáculos que precisam ser superados. A pesquisa conclui que a homeopatia tem um papel fundamental a desempenhar na formação médica, e que a sua inserção no ensino de graduação é um passo crucial para a construção de um sistema de saúde mais justo, equânime e integral.

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Biografia do Autor

Lizandro Leite Brito, Associação Homeopática de Pernambuco

Médico homeopata associado à Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) e Associação de Homeopatia de Pernambuco (AHP).

Carlos Eduardo Danzi Vanderlei, Universidade de Pernambuco

Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE), médico homeopata associado à Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) e Associação de Homeopatia de Pernambuco (AHP) - Docente no Curso de Formação em Homeopatia da Associação de Homeopatia de Pernambuco (AHP). Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso de Formação em Homeopatia. 

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Publicado

2025-02-26

Como Citar

Brito, L. L., & Vanderlei, C. E. D. (2025). A HOMEOPATIA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DOCENTE E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2452–2460. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18249