ENDOCARDITE INFECCIOSA E TERAPÊUTICA ATUAL: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence Domingues Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • João Paulo da Costa Cavalcante Universidade Iguaçu
  • Márcia Luciane Soares Universidade Iguaçu
  • Laís Sobreira Vianna Universidade Iguaçu
  • Davi de Sá Batuli Vezu Baglione Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18149

Palavras-chave:

Endocardite Infecciosa. Tratamento e Epidemiologia.

Resumo

A endocardite infecciosa é uma doença desafiadora que requer uma abordagem multidisciplinar para o seu manejo adequado. Ao longo dos anos, tem havido avanços significativos no diagnóstico, tratamento e compreensão dessa condição, mas ainda há desafios a serem superados. Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico na literatura sobre o tema, com o intuito de abordar as estratégias terapêuticas utilizadas atualmente. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, utilizando o método da revisão integrativa de literatura (RIL). Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca nas bases de dados Literatura Latino-Americana e  do Caribe  em Ciências da Saúde  (LILACS), PubMed e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). A seleção dos artigos nessas plataformas foi feita utilizando os descritores “Infective Endocarditis”, "Treatment" e "Epidemiology" do Medical Subject Headings (MeSH) e seus respectivos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): "Endocardite Infecciosa", "Tratamento" e “Epidemiologia”. Foram incluídos artigos publicados nos últimos cinco anos (2019-2022) que abordassem a terapêutica da endocardite infecciosa, estivessem disponíveis na íntegra em português, inglês ou espanhol. Resultados: Após aplicado os critérios e inclusão foram selecioandos 12 artigos para fundamentação da discussão, através das 3 categorias selecioandas: Evolução no tratamento de endocardite infecciosa, Desafios e obstáculos no diagnóstico precoce da endocardite infecciosa e Terapia medicamentosa utilizada nos dias atuais na endocardite infecciosa. Consideração Finais: A endocardite infecciosa continua sendo uma condição clínica desafiadora, mas os avanços no diagnóstico e tratamento têm proporcionado melhorias nos resultados clínicos. É importante que profissionais de saúde, incluindo cardiologistas, infectologistas, microbiologistas clínicos e equipes multidisciplinares, continuem a colaborar e a compartilhar conhecimentos para aprimorar ainda mais o diagnóstico precoce, a terapia adequada e a prevenção da endocardite infecciosa, visando melhores resultados e qualidade de vida para os pacientes afetados por essa condição complexa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence Domingues, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Interno do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG); Enfermeiro; Mestre e Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF).

João Paulo da Costa Cavalcante, Universidade Iguaçu

Acadêmico do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Márcia Luciane Soares, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Laís Sobreira Vianna, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG). 

Davi de Sá Batuli Vezu Baglione, Universidade Iguaçu

Acadêmico do curso de graduação em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Domingues, P. C. de S. S. B. P., Ribeiro, W. A., Cavalcante, J. P. da C., Soares, M. L., Vianna, L. S., & Baglione, D. de S. B. V. (2025). ENDOCARDITE INFECCIOSA E TERAPÊUTICA ATUAL: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1368–1381. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18149