ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS NO MANEJO DE PACIENTES COM ENDOCARDITE INFECCIOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Evelyn da Conceição Barbosa Universidade Iguaçu
  • Tatiana Chiabai de Carvalho Dias Universidade Iguaçu
  • Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence Domingues Universidade Iguaçu
  • Gabriela de Lana Teixeira Universidade Iguaçu
  • Márcia Luciane Soares Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18393

Palavras-chave:

Endocardite Infecciosa. Tratamento farmacológico. Diretrizes terapêuticas.

Resumo

A endocardite infecciosa é uma condição grave que pode resultar em complicações severas e até óbito. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para o sucesso terapêutico e para a redução da mortalidade. Objetivo: Apresentar uma revisão sobre as terapias medicamentosas atualmente utilizadas no tratamento da endocardite infecciosa. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa, com o objetivo de realizar um levantamento teórico para esclarecer pontos chave sobre a abordagem terapêutica em pacientes com endocardite infecciosa. A questão de pesquisa foi: Como a farmacologia pode ser aplicada no tratamento da endocardite infecciosa, considerando a escolha adequada de antimicrobianos, a duração do tratamento, o manejo de complicações e interações medicamentosas, além da evolução dos protocolos terapêuticos ao longo do tempo? A busca de artigos foi realizada nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE, utilizando as palavras-chave selecionadas conforme a classificação dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Endocardite Infecciosa, Tratamento Farmacológico e Diretrizes Terapêuticas. Os critérios de inclusão consideraram artigos publicados nos últimos 5 anos (2019-2023), disponíveis online em versões completas, nos idiomas português, inglês e espanhol, com foco em artigos científicos na íntegra que tratassem do tema proposto. Resultados: Foram selecionados 10 artigos para discussão. Considerações finais: Conclui-se que a endocardite infecciosa permanece sendo uma doença desafiadora para médicos e pacientes, e sua abordagem terapêutica deve ser personalizada, baseada nas evidências científicas mais recentes.

Downloads

Biografia do Autor

Evelyn da Conceição Barbosa, Universidade Iguaçu

Academica de Medicina, Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil.

Tatiana Chiabai de Carvalho Dias, Universidade Iguaçu

Academica de Medicina, Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil.

Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence Domingues, Universidade Iguaçu

Academica de Medicina, Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil.

Gabriela de Lana Teixeira, Universidade Iguaçu

Academica de Medicina, Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil.

Márcia Luciane Soares, Universidade Iguaçu

Acadêmica de Medicina, Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Interno do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil; Enfermeiro; Mestre e Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF).

Downloads

Publicado

2025-03-19

Como Citar

Barbosa, E. da C., Dias, T. C. de C., Domingues, P. C. de S. S. B. P., Teixeira, G. de L., Soares, M. L., & Ribeiro, W. A. (2025). ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS NO MANEJO DE PACIENTES COM ENDOCARDITE INFECCIOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1188–1203. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18393