ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS NO MANEJO DE PACIENTES COM ENDOCARDITE INFECCIOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Evelyn da Conceição Barbosa Universidade Iguaçu
  • Tatiana Chiabai de Carvalho Dias Universidade Iguaçu
  • Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence Domingues Universidade Iguaçu
  • Gabriela de Lana Teixeira Universidade Iguaçu
  • Márcia Luciane Soares Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18393

Palavras-chave:

Endocardite Infecciosa. Tratamento farmacológico. Diretrizes terapêuticas.

Resumo

A endocardite infecciosa é uma condição grave que pode resultar em complicações severas e até óbito. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para o sucesso terapêutico e para a redução da mortalidade. Objetivo: Apresentar uma revisão sobre as terapias medicamentosas atualmente utilizadas no tratamento da endocardite infecciosa. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa, com o objetivo de realizar um levantamento teórico para esclarecer pontos chave sobre a abordagem terapêutica em pacientes com endocardite infecciosa. A questão de pesquisa foi: Como a farmacologia pode ser aplicada no tratamento da endocardite infecciosa, considerando a escolha adequada de antimicrobianos, a duração do tratamento, o manejo de complicações e interações medicamentosas, além da evolução dos protocolos terapêuticos ao longo do tempo? A busca de artigos foi realizada nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE, utilizando as palavras-chave selecionadas conforme a classificação dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Endocardite Infecciosa, Tratamento Farmacológico e Diretrizes Terapêuticas. Os critérios de inclusão consideraram artigos publicados nos últimos 5 anos (2019-2023), disponíveis online em versões completas, nos idiomas português, inglês e espanhol, com foco em artigos científicos na íntegra que tratassem do tema proposto. Resultados: Foram selecionados 10 artigos para discussão. Considerações finais: Conclui-se que a endocardite infecciosa permanece sendo uma doença desafiadora para médicos e pacientes, e sua abordagem terapêutica deve ser personalizada, baseada nas evidências científicas mais recentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn da Conceição Barbosa, Universidade Iguaçu

Academica de Medicina, Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil.

Tatiana Chiabai de Carvalho Dias, Universidade Iguaçu

Academica de Medicina, Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil.

Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence Domingues, Universidade Iguaçu

Academica de Medicina, Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil.

Gabriela de Lana Teixeira, Universidade Iguaçu

Academica de Medicina, Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil.

Márcia Luciane Soares, Universidade Iguaçu

Acadêmica de Medicina, Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Interno do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG), Nova Iguaçu – RJ, Brasil; Enfermeiro; Mestre e Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF).

Downloads

Publicado

2025-03-19

Como Citar

Barbosa, E. da C., Dias, T. C. de C., Domingues, P. C. de S. S. B. P., Teixeira, G. de L., Soares, M. L., & Ribeiro, W. A. (2025). ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS NO MANEJO DE PACIENTES COM ENDOCARDITE INFECCIOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1188–1203. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18393