INSUFICIÊNCIA DA VALVA AÓRTICA: ASPECTOS CLÍNICOS, DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO

Autores

  • Giulia Machado Caldeira Ardisson Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thiago Ribeiro de Souza UNIATENAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15757

Palavras-chave:

Insuficiência da Valva Aórtica. Cardiopatias. Valvas Cardíacas.

Resumo

Esta revisão narrativa de literatura reuniu artigos publicados preferencialmente em inglês, espanhol, francês e português nos últimos cinco anos na base de dados PUBMED com o objetivo de revisar a insuficiência da valva aórtica, abordando sua etiologia, fisiopatologia, diagnóstico e manifestações clínicas. A insuficiência da válvula aórtica (IVA), ou regurgitação aórtica, ocorre quando a válvula aórtica não fecha durante a diástole, permitindo o refluxo de sangue da aorta para o ventrículo esquerdo. Isso resulta em sobrecarga volumétrica, dilatação e hipertrofia do ventrículo esquerdo, podendo causar disfunção ventricular e insuficiência cardíaca. As principais causas de IVA incluem endocardite infecciosa, dissecção aórtica, degeneração valvar, febre reumática e aneurismas da aorta ascendente. A condição pode ser assintomática por anos, com sintomas como dispneia, fadiga e angina surgindo em estágios mais avançados. O diagnóstico é feito principalmente por ecocardiografia, que avalia a válvula e a função ventricular. A progressão da doença é influenciada por fatores como idade, hipertensão e doenças do tecido conjuntivo, e o prognóstico depende da gravidade e da disfunção ventricular associada.

Biografia do Autor

Giulia Machado Caldeira Ardisson, Universidade Federal de Juiz de Fora

Médica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Residente de Clínica Médica no Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte.

Thiago Ribeiro de Souza, UNIATENAS

Médico pelo Centro Universitário Atenas (UNIATENAS).

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Publicado

2024-09-20

Como Citar

Ardisson, G. M. C., & Souza, T. R. de. (2024). INSUFICIÊNCIA DA VALVA AÓRTICA: ASPECTOS CLÍNICOS, DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2717–2724. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15757