PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO REMOTA E TECNOLÓGICA

Autores

  • Kamilla Mineiro de Carvalho Veni Creator Christian University
  • Adson Luís Aguiar Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18102

Palavras-chave:

Inclusão tecnológica. Docência. Desafios.

Resumo

O presente artigo científico tem como foco analisar, a partir de relatos de docentes, os principais desafios, dificuldades e oportunidades encontrados em relação à educação remota e a inclusão da tecnologia no cotidiano do ambiente profissional. A tecnologia não deve ser tratada como um empecilho para o professor ensinar, mas sim como uma ferramenta pedagógica inovadora e dinâmica para um ensino contextualizado. Diante de tal perspectiva, abandonar o tradicionalismo no ensino é necessário para compreender que a aprendizagem não acontece somente mediante o uso do livro didático ou falas do professor, mas também na interação, seja ela virtual ou não. No cenário Pós-Pandemia é de suma importância que o professor reinvente-se e supere o medo de inovar em sua prática docente, principalmente diante do avanço das tecnologias que, mais do que nunca, estão presentes no dia a dia dos discentes. Ensinar exige mais do que transmitir conteúdo, é necessário entrar no mundo virtual, onde o educador também pode agir pedagogicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamilla Mineiro de Carvalho, Veni Creator Christian University

Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua pelo Instituto Superior de Educação de Pesqueira-ISEP. Mestranda do curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Adson Luís Aguiar, Veni Creator Christian University

Especialização em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Mestrando do curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Carvalho, K. M. de, Aguiar, A. L., & Santos, M. P. M. dos. (2025). PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO REMOTA E TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 579–592. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18102