O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • José Itamar Marques Araujo Must University
  • Suzana Brentam Francisconi Must University
  • Kleyton Holond de Lima Rocha Facultad Interamericana de Ciencias Sociale
  • Mônica dos Anjos Ribeiro Andrade Must University
  • Silvana Lúcia Farias Oliveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18012

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Inclusão. Acessibilidade. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo explora o papel da inteligência artificial (IA) na promoção da inclusão e acessibilidade no ensino superior, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios dessa integração tecnológica. A IA tem o potencial de transformar significativamente o ambiente educacional ao oferecer soluções personalizadas que atendem às necessidades individuais dos estudantes, promovendo um aprendizado mais equitativo. Ferramentas como sistemas de aprendizado adaptativo e feedback em tempo real são exemplos de como a IA pode enriquecer a experiência educacional. No entanto, a implementação da IA no ensino superior não está isenta de desafios, incluindo questões éticas, como a proteção dos dados dos estudantes e a transparência dos algoritmos. Além disso, a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e a capacitação dos educadores são fatores críticos para o sucesso dessa integração. As políticas educacionais também desempenham um papel vital, fornecendo diretrizes claras para garantir que a IA seja utilizada de forma equitativa e inclusiva. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, para analisar a literatura existente sobre o tema, identificando lacunas e sugerindo direções para pesquisas futuras. A colaboração interdisciplinar entre educadores, tecnólogos e formuladores de políticas é destacada como essencial para o desenvolvimento de soluções eficazes. Conclui-se que, embora a IA ofereça promessas significativas para a educação inclusiva, sua implementação requer uma abordagem cuidadosa e responsável.

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Biografia do Autor

José Itamar Marques Araujo, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Suzana Brentam Francisconi, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Kleyton Holond de Lima Rocha, Facultad Interamericana de Ciencias Sociale

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociale (FICS).

Mônica dos Anjos Ribeiro Andrade, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Silvana Lúcia Farias Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

Araujo, J. I. M., Francisconi, S. B., Rocha, K. H. de L., Andrade, M. dos A. R., & Oliveira, S. L. F. (2025). O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2780–2796. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18012