ENSINO SUPERIOR E INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS DE GARANTIAS DE DIREITOS EM NORMATIVAS INTERNACIONAIS

Autores

  • Jaqueline Luvisotto Marinho PUC
  • Neuma Chaveiro UFG
  • Dolors Rodríguez- Martín Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.25961

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Pessoas com Deficiência. Educação Superior. Direitos Humanos. Acessibilidade Educacional.

Resumo

O estudo analisa as garantias de direito à educação no ensino superior para pessoas com deficiência sob a perspectiva das normativas internacionais de direitos humanos. Historicamente, o acesso a essa modalidade de ensino tem sido marcado por barreiras complexas e um capacitismo estrutural que, amparado em uma perspectiva biomédica excludente, exige um padrão meritocrático de desempenho e culpabiliza o indivíduo por dificuldades de adaptação. Para compreender, diante desse cenário, como as normativas internacionais de direitos humanos configuram a concepção de acesso ao ensino superior para pessoas com deficiência e a perspectiva de garantia de direito à educação nessa modalidade de ensino, foi desenvolvida pesquisa qualitativa de característica documental, com análise de conteúdo de sete marcos normativos internacionais fundamentais. Os resultados evidenciam a transição paradigmática do deslocamento da visão biomédica e meritocrática para o modelo biopsicossocial e de direitos humanos, fundamentado na dignidade e equidade. Os documentos analisados, que possuem elevada relevância legislativa e força interpretativa no Brasil, reforçam que o acesso pleno deve englobar concomitantemente as dimensões de disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade, adaptabilidade e responsabilidade, demandando implementações de ações contrapostas ao capacitismo estrutural e institucional e para minimização das dificuldades de acesso em decorrência de barreiras sociais, atitudinais e pedagógicas. Com isso, impõe-se a superação da mera integração superficial e segregadora em favor de uma real inclusão educacional, exigindo a flexibilidade e adaptação à diversidade dos alunos. Conclui-se, elaborando um arcabouço jurídico-teórico-ético, que a garantia de direitos no ensino superior transcende a matrícula, demandando a eliminação de fechaduras institucionais para assegurar a permanência, o aprendizado e a participação plena, alinhando-se ao princípio global de não deixar nenhum ser humano para trás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Luvisotto Marinho, PUC

Doutora em Educação, Docente do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Neuma Chaveiro, UFG

Doutora em Ciências da Saúde, Docente do curso de graduação em Letras:Libras da Faculdade de Letras e do curso de pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás Universidade Federal de Goiás (UFG).

Dolors Rodríguez- Martín, Universidade de Barcelona

Doutora em Antropologia Social e Cultural, Docente do Departamento de Enfermagem Fundamental e Clínica da Universidade de Barcelona.

Downloads

Publicado

2026-05-07

Como Citar

Marinho, J. L., Chaveiro, N., & Rodríguez- Martín, D. (2026). ENSINO SUPERIOR E INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS DE GARANTIAS DE DIREITOS EM NORMATIVAS INTERNACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(5), 1–20. https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.25961