IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AVALIAÇÃO ACADÊMICA: TRANSFORMANDO MÉTODOS TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Clayton Alencar de Freitas Must University
  • Leonardo Gonçalves Pereira Universidade de Brasília
  • Fernanda Machado do Nascimento Universidade Cândido Mendes
  • Maria Analice de Araujo Albuquerque Must University
  • Maria Ila de Araujo Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18011

Palavras-chave:

Inteligência artificial. Avaliação acadêmica. Ensino superior. Personalização. Ética.

Resumo

Este artigo explora o impacto da inteligência artificial (IA) na avaliação acadêmica no ensino superior, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios dessa integração tecnológica. A IA tem o potencial de transformar significativamente os métodos tradicionais de avaliação, oferecendo uma abordagem mais personalizada e eficiente. Por meio de sistemas de avaliação adaptativa e feedback em tempo real, a IA pode melhorar a precisão das avaliações e promover um aprendizado mais eficaz. No entanto, a implementação da IA nas avaliações acadêmicas não está isenta de desafios, incluindo questões éticas, como a transparência dos algoritmos e a proteção de dados dos estudantes. Além disso, a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e a capacitação dos educadores são fatores críticos para o sucesso dessa integração. As políticas educacionais também desempenham um papel vital, fornecendo diretrizes claras para garantir que a IA seja utilizada de forma equitativa e inclusiva. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, para analisar a literatura existente sobre o tema, identificando lacunas e sugerindo direções para pesquisas futuras. A colaboração interdisciplinar entre educadores, tecnólogos e formuladores de políticas é destacada como essencial para o desenvolvimento de soluções eficazes. Conclui-se que, embora a IA ofereça promessas significativas para a avaliação acadêmica, sua implementação requer uma abordagem cuidadosa e responsável.

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Biografia do Autor

Clayton Alencar de Freitas, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Leonardo Gonçalves Pereira, Universidade de Brasília

Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).

Fernanda Machado do Nascimento, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Maria Analice de Araujo Albuquerque, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Maria Ila de Araujo, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

Freitas, C. A. de, Pereira, L. G., Nascimento, F. M. do, Albuquerque, M. A. de A., & Araujo, M. I. de. (2025). IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AVALIAÇÃO ACADÊMICA: TRANSFORMANDO MÉTODOS TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2736–2752. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18011