TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: PROMOVENDO INCLUSÃO E AUTONOMIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17936Palavras-chave:
Inclusão escolar. Tecnologia Assistiva. Educação especial. Políticas públicas. Formação de professores.Resumo
Este trabalho investiga o papel da Tecnologia Assistiva (TA) na promoção da inclusão escolar de estudantes com deficiência no Brasil, utilizando uma abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica. A TA, conjunto de recursos e estratégias que minimizam limitações e maximizam capacidades, emerge como ferramenta essencial para uma escola inclusiva e equitativa, oferecendo aos estudantes com deficiência oportunidades de acesso à informação, comunicação, interação e desenvolvimento acadêmico. No entanto, sua implementação enfrenta desafios como falta de recursos financeiros, necessidade de formação continuada para professores, adaptação da infraestrutura escolar e construção de uma cultura inclusiva, requerendo esforços conjuntos de governo, escolas, famílias e sociedade. O estudo propõe aumento do investimento público, formação continuada, adaptação da infraestrutura, promoção da acessibilidade digital, criação de centros de apoio à TA e estímulo à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, além da construção de uma cultura escolar inclusiva, para que a TA transforme a educação inclusiva, empoderando estudantes com deficiência e promovendo sua participação plena na vida escolar. A inclusão com TA é um processo contínuo e coletivo, visando uma escola mais justa, democrática e acessível.
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