TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: PROMOVENDO INCLUSÃO E AUTONOMIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Giuliana Ribeiro Carvalho Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Andreia Dias dos Santos Schaefer Must University
  • Enetlalde Sebastiana Cuman Massalai Must University
  • Pamela Santana Cuman Must University
  • Silvanete Cristo Viana Faculdade Dominus
  • Viviane Cristina Gonçalves Nunes Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17936

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Tecnologia Assistiva. Educação especial. Políticas públicas. Formação de professores.

Resumo

Este trabalho investiga o papel da Tecnologia Assistiva (TA) na promoção da inclusão escolar de estudantes com deficiência no Brasil, utilizando uma abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica. A TA, conjunto de recursos e estratégias que minimizam limitações e maximizam capacidades, emerge como ferramenta essencial para uma escola inclusiva e equitativa, oferecendo aos estudantes com deficiência oportunidades de acesso à informação, comunicação, interação e desenvolvimento acadêmico. No entanto, sua implementação enfrenta desafios como falta de recursos financeiros, necessidade de formação continuada para professores, adaptação da infraestrutura escolar e construção de uma cultura inclusiva, requerendo esforços conjuntos de governo, escolas, famílias e sociedade. O estudo propõe aumento do investimento público, formação continuada, adaptação da infraestrutura, promoção da acessibilidade digital, criação de centros de apoio à TA e estímulo à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, além da construção de uma cultura escolar inclusiva, para que a TA transforme a educação inclusiva, empoderando estudantes com deficiência e promovendo sua participação plena na vida escolar. A inclusão com TA é um processo contínuo e coletivo, visando uma escola mais justa, democrática e acessível.

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Biografia do Autor

Giuliana Ribeiro Carvalho, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação.  Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Andreia Dias dos Santos Schaefer, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.Must University (MUST).

Enetlalde Sebastiana Cuman Massalai, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Pamela Santana Cuman, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Silvanete Cristo Viana, Faculdade Dominus

Pós-Graduada em Língua Portuguesa E Literatura Brasileira. Faculdade Dominus – FAD.

Viviane Cristina Gonçalves Nunes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

Carvalho, G. R., Santos, S. M. A. V., Schaefer, A. D. dos S., Massalai, E. S. C., Cuman, P. S., Viana, S. C., & Nunes, V. C. G. (2025). TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: PROMOVENDO INCLUSÃO E AUTONOMIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1222–1236. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17936