UMA REFLEXÃO SOBRE O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Cassia Fernanda Viana dos Santos Christian Business School
  • Andreia Santiago Resende Christian Business School
  • Isabel Cristina Solano Guerra de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Karla Danielle Resende da Silva Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17919

Palavras-chave:

EJA. Diversidade. Inclusão. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O estudo apresenta uma reflexão sobre a diversidade dos estudantes que compõem a modalidade de ensino EJA e como deve acontecer o processo de inclusão dos educandos que possuem algum tipo de deficiência. No desdobramento deste estudo buscou-se compreender a prática pedagógica realizada em sala de aula tendo como base os dispositivos legais que garantem a inserção e a permanência dos estudantes com deficiência na EJA. Após a leitura de alguns artigos, livros e demais fontes de pesquisa foi possível fazer a seleção de alguns autores no intuito de fornecer embasamento teórico a esta pesquisa assim como, serviu de alicerce na discussão de conceitos essenciais no que se refere à Educação de Jovens e Adultos. Conforme, os estudos bibliográficos foi constatado que a EJA é constituída por um público diversificado que apresentam características peculiares, que mesmo com todas as leis que asseguram o atendimento educacional especializado e políticas de educação inclusiva se faz necessário que a escola assim como o docente estejam preparados para que ocorra de forma efetiva a inclusão do estudante com deficiência.

Downloads

Biografia do Autor

Cassia Fernanda Viana dos Santos, Christian Business School

Mestra em Ciências da Educação pela Christian Business School. Professora da rede municipal do Paulista.

Andreia Santiago Resende, Christian Business School

Mestra em Ciências da Educação pela Christian Business School, Professora da rede municipal do Paulista.

Isabel Cristina Solano Guerra de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em química. Universidade Federal de Pernambuco.

Karla Danielle Resende da Silva, Christian Business School

Mestra em Ciências da Educação pela Christian Business School. Professora da rede municipal do Paulista.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutor em biologia pela UFPE, Pós – em educação UFPB,   https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Santos, C. F. V. dos, Resende, A. S., Oliveira, I. C. S. G. de, Silva, K. D. R. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). UMA REFLEXÃO SOBRE O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1623–1632. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17919