CAMINHOS PARA A IGUALDADE: JUVENTUDE E DIVERSIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Queila Pereira Santos Faculdade Claretiano Centro Universitário
  • Edsangela Gosler Casciano Alves Faculdade Claretiano Centro Universitário
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17910

Palavras-chave:

Inclusão. Identidades. Respeito. Educação. Desafios.

Resumo

A construção de uma escola igualitária exige o acolhimento e a valorização da diversidade em suas múltiplas formas, como a diversidade racial, de gênero, étnica e sexual. Este artigo discute a importância de promover um ambiente educacional inclusivo, onde todas as identidades são respeitadas e reconhecidas, favorecendo a criação de uma convivência mais harmoniosa entre os alunos. Ao explorar práticas pedagógicas voltadas para a inclusão, mostramos como as escolas podem se tornar espaços de igualdade, onde todos os estudantes têm a oportunidade de se desenvolver de maneira plena. A promoção da igualdade na educação vai além do ensino acadêmico, abrangendo a criação de um ambiente seguro, no qual cada aluno se sinta valorizado e parte de uma comunidade. Contudo, esse processo enfrenta desafios significativos, como preconceitos ainda enraizados na sociedade e a falta de preparação dos educadores para lidar com a diversidade. Apesar disso, as oportunidades geradas por práticas inclusivas são imensas, abrangendo o fortalecimento da empatia, da solidariedade e da consciência crítica dos alunos. Este estudo destaca a necessidade de integrar ações pedagógicas que respeitem as diferenças, contribuindo não apenas para o aprendizado acadêmico, mas também para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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Biografia do Autor

Queila Pereira Santos, Faculdade Claretiano Centro Universitário

Graduada/Pós-Graduada em Pedagogia, Licenciatura pela Faculdade Claretiano Centro Universitário. 

Edsangela Gosler Casciano Alves, Faculdade Claretiano Centro Universitário

Graduada Licenciatura em História pela Faculdade Claretiano Centro Universitário.  Pós-graduada em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, História e Geografia pela Faculdade Unina. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE.

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

Santos, Q. P., Alves, E. G. C., & Coutinho, D. J. G. (2025). CAMINHOS PARA A IGUALDADE: JUVENTUDE E DIVERSIDADE NA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1310–1325. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17910