MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS: A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA PROTEGER A INTEGRIDADE DOS ANIMAIS COMO SUJEITOS DE DIREITOS

Autores

  • Eduarda Fernandes UNIFEMM
  • Poliana Renata Cardoso UNIFEMM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17902

Palavras-chave:

Animais. Maus-Tratos. Domésticos. Silvestres. Seres de direito.

Resumo

O crime de maus-tratos aos animais é um assunto que vem sendo discutido frequentemente pela sociedade e a mídia em geral. Dessa forma, a presente pesquisa tem como finalidade o estudo do crime de maus-tratos aos animais. Assim, será discutido os maus-tratos aos animais domésticos e, também o tráfico de animais silvestres. Ademais, o objetivo consiste em analisar se de fato os animais são seres de direito. Para isso, o método utilizado será o de pesquisa bibliográfica com a análise da legislação brasileira e artigos científicos. Por fim, as informações obtidas permitiram compreender, sobretudo, a insuficiência da legislação brasileira para combater tal crime e proteger os animais, sendo eles domésticos ou silvestres. Além disso, foi possível perceber que a discussão sobre os animais serem ou não seres de direitos ainda existe, todavia, os estudiosos ainda não chegaram a um consenso sobre a temática o que vem gerando argumentos tanto favoráveis quanto desfavoráveis.

Downloads

Biografia do Autor

Eduarda Fernandes, UNIFEMM

Bacharela em Direito, UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Poliana Renata Cardoso, UNIFEMM

Docente da PUC Minas e Unifemm,Coordenadora do Núcleo Virtual IEC- PUC Minas, Mestre em Enfermagem pela UFMG, Doutoranda em Direito pela PUC – Minas, Professora/Orientadora.

 

Downloads

Publicado

2025-01-21

Como Citar

Fernandes, E., & Cardoso, P. R. (2025). MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS: A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA PROTEGER A INTEGRIDADE DOS ANIMAIS COMO SUJEITOS DE DIREITOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1835–1855. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17902