EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17851Palavras-chave:
Inclusão educacional. Políticas públicas. Deficiência. Ensino regular. Acessibilidade.Resumo
O presente artigo aborda a temática da inclusão educacional no Brasil, com ênfase nas políticas públicas voltadas para a inserção de alunos com deficiência no ensino regular. O objetivo do estudo foi analisar as práticas e os desafios enfrentados na implementação dessas políticas, a partir de uma revisão bibliográfica. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram consultados livros, artigos e documentos oficiais sobre a legislação e as práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados evidenciam os avanços nas políticas públicas, mas também destacam as principais dificuldades encontradas pelas escolas, como a falta de recursos adequados, a formação insuficiente dos professores e as barreiras culturais para a aceitação da diversidade no ambiente escolar. As conclusões sugerem que, para a efetivação da inclusão educacional, é necessário investir em capacitação contínua para os profissionais da educação, além de uma maior articulação entre as políticas públicas e as necessidades locais das escolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY