EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17851

Palavras-chave:

Inclusão educacional. Políticas públicas. Deficiência. Ensino regular. Acessibilidade.

Resumo

O presente artigo aborda a temática da inclusão educacional no Brasil, com ênfase nas políticas públicas voltadas para a inserção de alunos com deficiência no ensino regular. O objetivo do estudo foi analisar as práticas e os desafios enfrentados na implementação dessas políticas, a partir de uma revisão bibliográfica. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram consultados livros, artigos e documentos oficiais sobre a legislação e as práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados evidenciam os avanços nas políticas públicas, mas também destacam as principais dificuldades encontradas pelas escolas, como a falta de recursos adequados, a formação insuficiente dos professores e as barreiras culturais para a aceitação da diversidade no ambiente escolar. As conclusões sugerem que, para a efetivação da inclusão educacional, é necessário investir em capacitação contínua para os profissionais da educação, além de uma maior articulação entre as políticas públicas e as necessidades locais das escolas.

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Biografia do Autor

Socorro Andrade Silva, Christian Business School

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Acadêmica do Curso Mestrado em Ciências da Educação pela Christian Business School.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Professor orientador do curso Mestrado em Ciências da Educação. Doutor em biologia pela UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

Silva, S. A., & Coutinho, D. J. G. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2039–2054. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17851