BRINCADEIRAS TRADICIONAIS PARA ALÉM DO TEMPO: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17845Palavras-chave:
Ludicidade. Brincadeiras. Baby boomers.Resumo
Esse artigo buscou discutir a importância de jogos e brincadeiras da nossa cultura lúdica tradicional para o desenvolvimento infantil. Desse modo, ao longo do trabalho, serão postas as contribuições do brincar no desenvolvimento infantil, além do direito ao brincar, abordado em estudos de Piaget (1971), Vygotsky (1998), Brougere (2010). O trabalho adota uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com 4 participantes, nascidos entre os anos de 1946 a 1964, ou seja, que fazem parte da geração conhecida como “Baby boomers”. Com os dados obtidos foi possível conhecer jogos e brincadeiras que marcaram a infância nesta época, comparando semelhanças e diferenças entre as respostas de cada um dos entrevistados, bem como, perceber a importância das mesmas como marco social, cultural e pessoal de cada um destes sujeitos. Nas análises nos deparamos com importantes elementos para a reflexão sobre as brincadeiras tradicionais, também conhecemos de certo modo, um pouco da infância dos “Baby boomers”.
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