FERRAMENTAS DIGITAIS BASEADAS NA NEUROCIÊNCIA PARA ENSINO PERSONALIZADO

Autores

  • Jaqueline Herculano de Aquino Kiefer MUST
  • Alexcina Gonçalves Canedo Moreira MUST
  • Ayanna Rosely de Oliveira Vidal FICS
  • Denise Gonçalves Canedo Fernandes MUST
  • Eduarda de Oliveira Lima UNEATLANTICO
  • Elenira da Silva Alfaia UPAP
  • Evelise Gonçalves Canedo Teixeira MUST
  • Jéssica de Marins Rodrigues Divino FICS
  • Marcele Jovencio Braga FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17827

Palavras-chave:

Neurociência. Educação. Tecnologia. Ensino personalizado. Capacitação docente.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar como a integração entre neurociência, educação e tecnologia pode contribuir para a melhoria dos métodos de ensino, considerando as necessidades cognitivas dos alunos e utilizando as ferramentas tecnológicas de maneira eficaz. O problema abordado foi a forma como esses três campos podem se interligar para promover práticas pedagógicas adequadas aos processos de aprendizagem. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, com base na análise de livros, artigos e outros materiais acadêmicos, buscando compreender as interações entre essas áreas. O desenvolvimento do estudo destacou a importância das descobertas neurocientíficas no ensino, as quais podem ser potencializadas com o uso de tecnologias educacionais que permitem personalizar o ensino conforme as especificidades cognitivas de cada aluno. As conclusões apontaram que a integração entre neurociência, educação e tecnologia tem o potencial de melhorar o aprendizado, mas sua implementação depende da capacitação dos educadores e da infraestrutura escolar. O estudo também ressaltou a necessidade de pesquisas para aprofundar a compreensão sobre os impactos dessas tecnologias e práticas pedagógicas no desenvolvimento dos alunos. A continuidade de investigações pode contribuir para aprimorar as estratégias educacionais.

 

Biografia do Autor

Jaqueline Herculano de Aquino Kiefer, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Alexcina Gonçalves Canedo Moreira, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Ayanna Rosely de Oliveira Vidal, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Denise Gonçalves Canedo Fernandes, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Eduarda de Oliveira Lima, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

Elenira da Silva Alfaia, UPAP

Doutorado em Ciências da Educação. Universidad Politécnica y Artística del Paraguay (UPAP).  

Evelise Gonçalves Canedo Teixeira, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Jéssica de Marins Rodrigues Divino, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Marcele Jovencio Braga, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Kiefer, J. H. de A., Moreira, A. G. C., Vidal, A. R. de O., Fernandes, D. G. C., Lima, E. de O., Alfaia, E. da S., … Braga, M. J. (2025). FERRAMENTAS DIGITAIS BASEADAS NA NEUROCIÊNCIA PARA ENSINO PERSONALIZADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 326–332. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17827