EDUCAÇÃO FINANCEIRA E IMPOSTO DE RENDA: BENEFÍCIOS SOCIAIS E PENALIDADES PELA NÃO DECLARAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17818

Palavras-chave:

Imposto de Renda. Educação financeira. Penalidades fiscais.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o Imposto de Renda (IR) no Brasil, investigando seus impactos sociais, econômicos e legais, além de explorar as penalidades associadas à omissão ou erro na declaração. A pesquisa visou compreender como o IR atua como um mecanismo redistributivo e as consequências para os contribuintes que não cumprem suas obrigações fiscais. A metodologia adotada foi qualitativa, com a aplicação de um questionário que abordou temas como conhecimento sobre o IR, aproveitamento de benefícios fiscais e experiências com penalidades. Os resultados mostraram que a maioria dos contribuintes não possui um conhecimento completo sobre o IR  e que muitos não utilizam os benefícios fiscais disponíveis, como deduções e restituições. Além disso, evidenciou-se que as penalidades, como multas e o bloqueio de CPF, afetam diretamente a vida financeira e administrativa dos indivíduos. A pesquisa conclui que a educação financeira é crucial para a melhoria do cumprimento das obrigações fiscais, sendo necessário implementar estratégias que promovam a conscientização e simplificação do processo de declaração. A proposta de solução inclui a criação de programas educacionais sobre o IR e a utilização de plataformas digitais para facilitar a compreensão e adesão ao sistema tributário, promovendo, assim, maior equidade e justiça fiscal.

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Biografia do Autor

Ana Clara Gonçalves dos Santos, Faculdade Futura

Discente do curso Técnologo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Futura.

Samara Cristina de Mattos, Faculdade Futura

Discente do curso Técnologo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Futura. 

Thamirys Gabriele dos Santos Rosário, Faculdade Futura

Discente do curso Técnologo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Futura.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura.  Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestrado em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV).Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Fernando Henrique Barros Mainardi, Faculdade Futura

Docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Futura  e Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC) Graduado em Administração pelo Centro universitário de Votuporanga (UNIFEV) e Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC), Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil Orcid: 0009-0005-7588-6912.  

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: 0000-0003-0238-5058.

Jairo Antônio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira, Faculdade Futura

Docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis na Faculdade Futura. Graduado em Direito (UNIFEV), especialista em Direito Processual (UNISUL). Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil. Orcid: 0000-0001-5553-4972.

Murilo Martins Marcos, Faculdade Futura

Psicólogo e Docente na Faculdade Futura (Grupo Educacional Faveni) de Votuporanga. Mestre em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

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Publicado

2025-01-13

Como Citar

Santos, A. C. G. dos, Mattos, S. C. de, Rosário, T. G. dos S., Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, Mainardi, F. H. B., … Marcos, M. M. (2025). EDUCAÇÃO FINANCEIRA E IMPOSTO DE RENDA: BENEFÍCIOS SOCIAIS E PENALIDADES PELA NÃO DECLARAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 928–944. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17818