PRÁTICAS ACADÊMICAS: MÉTODOS NO CONTEXTO DAS BRINQUEDOTECAS

Autores

  • Alexandra da Silva Leite UNINQ
  • Luís Paulo Coutinho Lemos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17812

Palavras-chave:

Práticas na Brinquedoteca. Formação Acadêmica e Pedagogia.

Resumo

A produção acadêmica evidencia as práticas no contexto de uma brinquedoteca a partir de um projeto elaborado no decorrer de um curso de licenciatura plena em pedagogia voltado as práticas nos espaços que abordam a participação de crianças no contexto de uma brinquedoteca universitária, coordenada por professores de instituições públicas: professores universitários, tutor de universidade particular, professora da rede pública municipal e acadêmicos do curso de pedagogia. No que tange o referencial teórico a base consta: relevância dos recurso pedagógicos-brinquedos, as intervenções nos processos ensino-aprendizagem abordados nas trilhas formativas do curso de licenciatura em pedagogia e a aplicabilidade de saberes em didáticas, o trabalho está estruturado em conteúdos teóricos como eixo inicial ,  práticas no espaço que serve de laboratório pedagógico como meio e ações que se consolidam no cotidiano de atendimentos com alunos e professores, destacando o protagonismo acadêmico a fusão de conhecimentos construídos e discutidos nos planos e intervenções pedagógicas , as reelaborações de práxis, confecções de recursos tendo como modelo os industrializados ou construídos por colaboradores que efetuaram doações para o espaço em questão, as formações de profissionais de múltiplas áreas para os acadêmicos que participam do projeto  e acima de tudo as dedicações consolidadas por todos envolvidos no projeto.

Biografia do Autor

Alexandra da Silva Leite, UNINQ

Licenciatura Plena em Pedagogia. Pós-Graduação em Educação Especial  em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Aplicada. e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professor de Sala de AEE. Séries iniciais do ensino fundamental menor.

Luís Paulo Coutinho Lemos

Licenciatura Plena em Pedagogia. Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica. Professor de Ensino Médio.  

Downloads

Publicado

2025-01-08

Como Citar

Leite, A. da S., & Lemos, L. P. C. (2025). PRÁTICAS ACADÊMICAS: MÉTODOS NO CONTEXTO DAS BRINQUEDOTECAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 466–484. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17812