NEUROCIÊNCIA E ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Gilmara Benício de Sá FICS
  • Anderson José Silva IFES
  • Eder Lino Rodrigues UNEATLANTICO
  • Evaneide Rocha da Silva UNIDA
  • Francisco José dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
  • José Marcos de Souza Silva UFES
  • Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira UFP
  • Raimundo Cazuza da Silva Neto IFMA
  • William Figueredo Cruz INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17809

Palavras-chave:

Neuroscience. Education. Technology. Learning. Inclusion.

Resumo

Este estudo investigou como os conhecimentos da neurociência poderiam ser aplicados no contexto educacional por meio do uso de tecnologias educacionais, visando otimizar os processos de aprendizagem. O problema central da pesquisa foi entender como as descobertas neurocientíficas podem ser integradas ao ensino por meio de tecnologias, com foco na personalização e eficácia do aprendizado. O objetivo geral foi analisar como essas contribuições da neurociência podem orientar o uso das tecnologias educacionais para melhorar a aprendizagem. A metodologia adotada foi bibliográfica, com análise de obras acadêmicas e artigos científicos sobre neurociência, educação e tecnologias. O desenvolvimento abordou a relação entre os processos cognitivos estudados pela neurociência e as tecnologias educacionais, destacando como plataformas digitais e inteligência artificial podem personalizar o ensino e contribuir para a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem. Além disso, a pesquisa destacou a importância de um uso equilibrado das tecnologias, garantindo que elas complementem as interações humanas. As considerações finais apontaram que a integração entre neurociência e tecnologias educacionais oferece um grande potencial para aprimorar o ensino, mas também sugeriram a necessidade de estudos empíricos para avaliar o impacto real dessas ferramentas no ambiente escolar. A pesquisa contribuiu para a compreensão de como essas áreas podem se complementar na prática pedagógica.

Biografia do Autor

Gilmara Benício de Sá, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). 

Anderson José Silva, IFES

Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). 

Eder Lino Rodrigues, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Evaneide Rocha da Silva, UNIDA

Mestre em Ciências da Educação. Universidad de lá Integración de Las Américas - UNIDA.

Francisco José dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Mestre em Matemática Pura. Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro.

José Marcos de Souza Silva, UFES

Mestre em Matemática. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira, UFP

Doutoranda Estudos Políticos e Humanitários. Universidade Fernando Pessoa (UFP).

Raimundo Cazuza da Silva Neto, IFMA

Mestre em ensino de Física. Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

William Figueredo Cruz, INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

Mestrando em Engenharia de Materiais e Processos Industriais. Instituto Federal do Piauí. 

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

Benício de Sá, G., Silva, A. J., Rodrigues, E. L., Silva, E. R. da, Santos, F. J. dos, Silva, J. M. de S., … Cruz, W. F. (2025). NEUROCIÊNCIA E ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOGOS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 154–160. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17809