NEUROCIÊNCIA E ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOGOS DIGITAIS

Autores/as

  • Gilmara Benício de Sá FICS
  • Anderson José Silva IFES
  • Eder Lino Rodrigues UNEATLANTICO
  • Evaneide Rocha da Silva UNIDA
  • Francisco José dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
  • José Marcos de Souza Silva UFES
  • Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira UFP
  • Raimundo Cazuza da Silva Neto IFMA
  • William Figueredo Cruz INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17809

Palabras clave:

Neuroscience. Education. Technology. Learning. Inclusion.

Resumen

Este estudo investigou como os conhecimentos da neurociência poderiam ser aplicados no contexto educacional por meio do uso de tecnologias educacionais, visando otimizar os processos de aprendizagem. O problema central da pesquisa foi entender como as descobertas neurocientíficas podem ser integradas ao ensino por meio de tecnologias, com foco na personalização e eficácia do aprendizado. O objetivo geral foi analisar como essas contribuições da neurociência podem orientar o uso das tecnologias educacionais para melhorar a aprendizagem. A metodologia adotada foi bibliográfica, com análise de obras acadêmicas e artigos científicos sobre neurociência, educação e tecnologias. O desenvolvimento abordou a relação entre os processos cognitivos estudados pela neurociência e as tecnologias educacionais, destacando como plataformas digitais e inteligência artificial podem personalizar o ensino e contribuir para a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem. Além disso, a pesquisa destacou a importância de um uso equilibrado das tecnologias, garantindo que elas complementem as interações humanas. As considerações finais apontaram que a integração entre neurociência e tecnologias educacionais oferece um grande potencial para aprimorar o ensino, mas também sugeriram a necessidade de estudos empíricos para avaliar o impacto real dessas ferramentas no ambiente escolar. A pesquisa contribuiu para a compreensão de como essas áreas podem se complementar na prática pedagógica.

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Biografía del autor/a

Gilmara Benício de Sá, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). 

Anderson José Silva, IFES

Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). 

Eder Lino Rodrigues, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Evaneide Rocha da Silva, UNIDA

Mestre em Ciências da Educação. Universidad de lá Integración de Las Américas - UNIDA.

Francisco José dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Mestre em Matemática Pura. Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro.

José Marcos de Souza Silva, UFES

Mestre em Matemática. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira, UFP

Doutoranda Estudos Políticos e Humanitários. Universidade Fernando Pessoa (UFP).

Raimundo Cazuza da Silva Neto, IFMA

Mestre em ensino de Física. Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

William Figueredo Cruz, INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

Mestrando em Engenharia de Materiais e Processos Industriais. Instituto Federal do Piauí. 

Publicado

2025-01-02

Cómo citar

Benício de Sá, G., Silva, A. J., Rodrigues, E. L., Silva, E. R. da, Santos, F. J. dos, Silva, J. M. de S., … Cruz, W. F. (2025). NEUROCIÊNCIA E ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOGOS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 154–160. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17809