A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17808Palavras-chave:
Serviço Social. Inteligência Artificial. Tomada de Decisão. Assistente Social.Resumo
Neste artigo realizamos uma reflexão sobre a forma como a inteligência artificial (IA), nomeadamente o desenvolvimento de modelos de decisão baseados em algoritmos poderão influenciar a construção da tomada de decisão dos assistentes sociais. Defendemos que o recurso a estas plataformas poderá promover um enviesamento de decisões, o cometimento de erros e amplificar desigualdades e práticas discriminatórias, e que, por isso, merecem uma profunda reflexão enquanto dimensão ética do Serviço Social. Suportamos o nosso argumento numa análise teórico-conceptual de natureza exploratória, centrada na problematização sobre as questões de natureza ética suscitadas pela utilização das ferramentas de IA por parte destes profissionais. Com base na nossa análise, entendemos que deve existir um debate sobre a necessidade de integração da temática da IA, de forma transversal, nas disciplinas de Ética e Deontologia dos ciclos de estudos em Serviço Social, por forma a preparar os futuros assistentes sociais para os desafios éticos que decorrem da introdução de plataformas de IA na sua prática profissional.
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