A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17808

Palavras-chave:

Serviço Social. Inteligência Artificial. Tomada de Decisão. Assistente Social.

Resumo

Neste artigo realizamos uma reflexão sobre a forma como a inteligência artificial (IA), nomeadamente o desenvolvimento de modelos de decisão baseados em algoritmos poderão influenciar a construção da tomada de decisão dos assistentes sociais. Defendemos que o recurso a estas plataformas poderá promover um enviesamento de decisões, o cometimento de erros e amplificar desigualdades e práticas discriminatórias, e que, por isso, merecem uma profunda reflexão enquanto dimensão ética do Serviço Social. Suportamos o nosso argumento numa análise teórico-conceptual de natureza exploratória, centrada na problematização sobre as questões de natureza ética suscitadas pela utilização das ferramentas de IA por parte destes profissionais. Com base na nossa análise, entendemos que deve existir um debate sobre a necessidade de integração da temática da IA, de forma transversal, nas disciplinas de Ética e Deontologia dos ciclos de estudos em Serviço Social, por forma a preparar os futuros assistentes sociais para os desafios éticos que decorrem da introdução de plataformas de IA na sua prática profissional.

Biografia do Autor

Gonçalo Mota, Instituto Politécnico de Viseu

Doutorado em Serviço Social (Programa Interuniversitário de Doutoramento) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico Viseu. Investigador integrado do Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho (JusGov). 

 

Downloads

Publicado

2025-01-08

Como Citar

Mota, G. (2025). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 452–465. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17808