CLÍNICA E MANEJO DA DERMATOSE ERITEMATO-DESCAMATIVA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV (PVHIV)

Autores

  • Nathália Damasceno Vitorino Centro Universitário Uninorte
  • Suellen Gleyce França da Silva Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17793

Palavras-chave:

Dermatoses. Infecções por HIV. Dermatite Seborreica.

Resumo

Introdução: A dermatose eritemato-descamativa é um tipo de doença de pele caracterizada por eritema e descamação, frequentemente associada a condições imuno comprometedoras, incluindo a infecção pelo HIV. Objetivo: Analisar o conhecimento existente sobre a clínica e o manejo das dermatoses eritemato-descamativas em PVHIV. Método: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, que incluiu pesquisas publicadas entre 2020 e 2024. Resultados: A revisão revelou que PVHIV apresentam maior prevalência de dermatoses como dermatite seborreica, psoríase e pitiríase versicolor, sendo estas mais intensas e recorrentes em comparação com a população geral. O manejo dessas dermatoses varia conforme o nível de imunossupressão e a resposta ao tratamento antirretroviral (TARV). Conclusão: PVHIV são particularmente vulneráveis às dermatoses eritemato-descamativas devido ao estado imunológico comprometido, demandando intervenções dermatológicas e terapêuticas adaptadas.

Downloads

Biografia do Autor

Nathália Damasceno Vitorino, Centro Universitário Uninorte

Graduanda em medicina- Centro Universitário Uninorte, Rio Branco/Acre/Brasil.

Suellen Gleyce França da Silva, Universidade Federal do Acre

Dermatologista, Residência médica, Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, Universidade Federal do Acre UFAC. Rio Branco, Acre.

Downloads

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Vitorino, N. D., & Silva, S. G. F. da. (2025). CLÍNICA E MANEJO DA DERMATOSE ERITEMATO-DESCAMATIVA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV (PVHIV). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1925–1944. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17793