DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: RACISMO E REPRESENTATIVIDADE NAS ESCOLAS

Autores

  • Maria Liviane do Nascimento Lima UNILAB
  • Evaldo Ribeiro Oliveira UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17769

Palavras-chave:

Educação Étnico-racial. Racismo. Lei 10.639/03.

Resumo

Este artigo aborda o racismo como uma das feridas mais profundas da sociedade, destacando o impacto histórico da colonização e a persistência das cicatrizes entre negros e mestiços, particularmente no Brasil. Visa ainda, a crítica a negação do racismo e enfatiza a importância de discutir esse tema nas salas de aula, propondo o estudo da história sob a perspectiva de autores negros. A Lei 10.639/03 é mencionada como um marco na visibilidade da verdadeira história do povo negro no Brasil, tendo como base o desenvolvimento de uma educação étnico-racial, embora sua implementação ainda enfrente desafios, como o uso predominante de materiais didáticos com enfoque europeu. A descolonização dos currículos e a promoção da representatividade nas escolas são vistas como medidas fundamentais para enfrentar essa questão.

Biografia do Autor

Maria Liviane do Nascimento Lima, UNILAB

Graduada em Bacharelado em Humanidades. licencianda em Pedagogia. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Evaldo Ribeiro Oliveira, UNILAB

Doutor em Educação e Professor do Curso de Pedagogia e do Instituto de Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

Lima, M. L. do N., & Oliveira, E. R. (2025). DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: RACISMO E REPRESENTATIVIDADE NAS ESCOLAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 181–194. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17769