DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: RACISMO E REPRESENTATIVIDADE NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17769Palavras-chave:
Educação Étnico-racial. Racismo. Lei 10.639/03.Resumo
Este artigo aborda o racismo como uma das feridas mais profundas da sociedade, destacando o impacto histórico da colonização e a persistência das cicatrizes entre negros e mestiços, particularmente no Brasil. Visa ainda, a crítica a negação do racismo e enfatiza a importância de discutir esse tema nas salas de aula, propondo o estudo da história sob a perspectiva de autores negros. A Lei 10.639/03 é mencionada como um marco na visibilidade da verdadeira história do povo negro no Brasil, tendo como base o desenvolvimento de uma educação étnico-racial, embora sua implementação ainda enfrente desafios, como o uso predominante de materiais didáticos com enfoque europeu. A descolonização dos currículos e a promoção da representatividade nas escolas são vistas como medidas fundamentais para enfrentar essa questão.
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