APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17748Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa. Tecnologias digitais. Ensino-aprendizagem. Formação docente. Educação digital.Resumo
O presente estudo abordou a eficácia da aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, visando responder à questão de como essa abordagem pode ser efetiva na prática educacional. O objetivo foi analisar as características e condições que favorecem ou dificultam a implementação da aprendizagem colaborativa no contexto digital. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, baseada na revisão de artigos, livros e estudos sobre o tema. No desenvolvimento, exploraram-se os conceitos e práticas da aprendizagem colaborativa, a utilização de ferramentas digitais e o impacto das tecnologias no processo de aprendizagem colaborativa. A pesquisa revelou que a aprendizagem colaborativa, quando mediada por tecnologias digitais, favoreceu a interação entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. No entanto, destacou-se que a preparação dos educadores e a infraestrutura tecnológica são fundamentais para o sucesso dessa abordagem. As considerações finais indicaram que, embora os achados mostrem resultados positivos, há necessidade de estudos para aprofundar a análise dos fatores específicos que influenciam a implementação da aprendizagem colaborativa em diferentes contextos educacionais. Recomenda-se a realização de pesquisas complementares, focando nas experiências de alunos e nas condições que favorecem ou dificultam a aplicação prática dessa metodologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY