APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Autores

  • Vanessa Nogueira da Silva MUST
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta UFPE
  • Francisco José dos Santos Universidade Estadual Paulista
  • Hevelynn Franco Martins UEFS
  • Josiane Reis Araujo Faculdade Bookplay
  • Maria Alcione Ribeiro Barbosa Universidade Federal do Piauí
  • Vanusa Zucoloto da Silva MUST
  • William Figueredo Cruz Instituto Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17748

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa. Tecnologias digitais. Ensino-aprendizagem. Formação docente. Educação digital.

Resumo

O presente estudo abordou a eficácia da aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, visando responder à questão de como essa abordagem pode ser efetiva na prática educacional. O objetivo foi analisar as características e condições que favorecem ou dificultam a implementação da aprendizagem colaborativa no contexto digital. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, baseada na revisão de artigos, livros e estudos sobre o tema. No desenvolvimento, exploraram-se os conceitos e práticas da aprendizagem colaborativa, a utilização de ferramentas digitais e o impacto das tecnologias no processo de aprendizagem colaborativa. A pesquisa revelou que a aprendizagem colaborativa, quando mediada por tecnologias digitais, favoreceu a interação entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. No entanto, destacou-se que a preparação dos educadores e a infraestrutura tecnológica são fundamentais para o sucesso dessa abordagem. As considerações finais indicaram que, embora os achados mostrem resultados positivos, há necessidade de estudos para aprofundar a análise dos fatores específicos que influenciam a implementação da aprendizagem colaborativa em diferentes contextos educacionais. Recomenda-se a realização de pesquisas complementares, focando nas experiências de alunos e nas condições que favorecem ou dificultam a aplicação prática dessa metodologia.

Downloads

Biografia do Autor

Vanessa Nogueira da Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, UFPE

Doutora em Letras, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Francisco José dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Matemática Pura, Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro.

Hevelynn Franco Martins, UEFS

Doutoranda em Biotecnologia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Josiane Reis Araujo, Faculdade Bookplay

Especialista em Gestão de Equipes e Pessoas, Faculdade Bookplay.

Maria Alcione Ribeiro Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Especialista em Coordenação Pedagógica, Universidade Federal do Piauí.

Vanusa Zucoloto da Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

William Figueredo Cruz, Instituto Federal do Piauí

Mestrando em Engenharia de Materiais e Processos Industriais, Instituto Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

Silva, V. N. da, Malta, D. P. de L. N., Santos, F. J. dos, Martins, H. F., Araujo, J. R., Barbosa, M. A. R., … Cruz, W. F. (2024). APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3841–3847. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17748