EDUCAÇÃO BRASILEIRA E TECNOLOGIA: REFLEXÕES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Autores

  • Maria Isabel da Assunção Cabral World University Ecumenical
  • Emanuel Azevedo Costa World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17680

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia.Ensino.

Resumo

No mundo contemporâneo, torna-se difícil não considerar a ferramenta tecnologia na atividade do ser humano, tornando importante refletir sobre melhores formas de utilizá-la no dia a dia, inclusive na educação. O artigo trata-se de uma revisão de literatura, a pesquisa foi realizada durante o segundo semestre do ano de 2023, em Outubro, por meio das bases de dados científicas SciELO e Google Acadêmico. Com a utilização dos descritores “Tecnologia” e “Educação brasileira” por meio do operador booleano “AND”. Foram selecionados como critérios de inclusão os estudos publicados entre 2018 a 2023, a fim de retratar a produção dos últimos 5 anos, em português, sendo artigos, teses e dissertações disponíveis como trabalhos completos e gratuitos. Em relação aos critérios de exclusão, foram delimitados aqueles trabalhos pagos, em outro idioma, incompletos e que fogem da temática proposta. Grande parte dos trabalhos abordam os efeitos das tecnologias sobre o desempenho acadêmico, bem como as dificuldades, desafios encontrados nessa inclusão e os benefícios do seu uso na educação. A tecnologia está inserida na sociedade, e a escola não está imune a isso. Diante disso, professores, gestores e autoridades podem criar espaços para refletir sobre esse fenômeno crescente, traçando melhores estratégias para sua utilização nas instituições de ensino, além da necessidade de investimento em infraestrutura, valorização dos profissionais da educação e disponibilização de formação continuada para os professores.

Biografia do Autor

Maria Isabel da Assunção Cabral, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação. World University Ecumenical.

Emanuel Azevedo Costa, World University Ecumenical

Mestrando em Ciências da Educação. World University Ecumenical.

 

 

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Cabral, M. I. da A., & Costa, E. A. (2025). EDUCAÇÃO BRASILEIRA E TECNOLOGIA: REFLEXÕES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 427–436. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17680