RAÍZES E RESISTÊNCIA: RECONSTRUINDO O ENSINO COM CULTURAS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17675Palavras-chave:
Educação decolonial. Ensino fundamental. Práticas educativas inclusivas. Antirracismo.Resumo
artigo tem como objetivo central analisar os desafios e a importância da inclusão das culturas indígenas e afro-brasileiras no ensino fundamental, abordando as práticas educativas por uma perspectiva decolonial e antirracista. Fundamentado em uma revisão de literatura e na análise das Leis 10.639/03 e 11.645/08, o estudo enfatiza a relevância de valorizar as contribuições históricas e culturais desses grupos como estratégia para combater o racismo estrutural e promover uma sociedade mais justa. A pesquisa apresenta estratégias pedagógicas inovadoras, como o uso da arqueologia, das artes e da filosofia africana, e argumenta que a formação continuada de professores é essencial para a transformação do ambiente escolar em um espaço de inclusão e respeito à diversidade cultural brasileira.
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