RAÍZES E RESISTÊNCIA: RECONSTRUINDO O ENSINO COM CULTURAS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17675

Palabras clave:

Educação decolonial. Ensino fundamental. Práticas educativas inclusivas. Antirracismo.

Resumen

artigo tem como objetivo central analisar os desafios e a importância da inclusão das culturas indígenas e afro-brasileiras no ensino fundamental, abordando as práticas educativas por uma perspectiva decolonial e antirracista. Fundamentado em uma revisão de literatura e na análise das Leis 10.639/03 e 11.645/08, o estudo enfatiza a relevância de valorizar as contribuições históricas e culturais desses grupos como estratégia para combater o racismo estrutural e promover uma sociedade mais justa. A pesquisa apresenta estratégias pedagógicas inovadoras, como o uso da arqueologia, das artes e da filosofia africana, e argumenta que a formação continuada de professores é essencial para a transformação do ambiente escolar em um espaço de inclusão e respeito à diversidade cultural brasileira.

 

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Biografía del autor/a

Anderson Alves Beserra, Christian Business School

Mestrado em Ciências da Educação. Christian Business School.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador no mestrado em Ciências da Educação. Christian Business School.

Publicado

2025-01-08

Cómo citar

Beserra, A. A., & Coutinho, D. J. G. (2025). RAÍZES E RESISTÊNCIA: RECONSTRUINDO O ENSINO COM CULTURAS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 544–571. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17675