O PAPEL DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

Autores

  • Gleick Cruz Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elza Mote Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Francinete Gonçalves da Pascoa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Karla Zumerle Masioli Must University
  • Marinete da Silva Rego Universidad Internacional Três Fronteiras
  • Mirtes Rejane Carneiro Silva Must University
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Tatiani Bonfim Bianchini Must University
  • Vanessa Nogueira da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17671

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Inclusão Educacional. Educação Especial. Recursos Pedagógicos.

Resumo

Esta pesquisa examina o papel fundamental da tecnologia assistiva (TA) como instrumento facilitador no processo de inclusão educacional, analisando suas possibilidades e limitações no contexto escolar brasileiro. O problema central investigado foi compreender como as tecnologias assistivas podem contribuir efetivamente para a inclusão educacional, considerando os desafios e potencialidades de sua implementação. Utilizou-se metodologia de revisão bibliográfica sistemática, com abordagem qualitativa, incluindo análise de publicações científicas entre 2014 e 2024 em bases de dados acadêmicas reconhecidas. Os resultados evidenciaram que a tecnologia assistiva, quando adequadamente implementada, proporciona autonomia e independência aos estudantes com necessidades especiais, facilitando seu processo de aprendizagem e participação social. Contudo, identificaram-se barreiras significativas como: alto custo dos dispositivos, carência de profissionais capacitados e infraestrutura inadequada nas escolas. A pesquisa destacou a necessidade de políticas públicas mais efetivas para ampliar o acesso às tecnologias assistivas, além de investimentos em formação continuada dos educadores. As considerações finais apontaram que, apesar dos desafios, a tecnologia assistiva representa um recurso transformador para a educação inclusiva, demandando uma abordagem sistêmica que envolva gestores, educadores, famílias e toda comunidade escolar para sua efetiva implementação.

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Biografia do Autor

Gleick Cruz Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Agricultura Tropical, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Elza Mote Ferreira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Francinete Gonçalves da Pascoa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Karla Zumerle Masioli, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Marinete da Silva Rego, Universidad Internacional Três Fronteiras

Mestre em Ciências da Educação, Universidad Internacional Três Fronteiras.

Mirtes Rejane Carneiro Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST)

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Tatiani Bonfim Bianchini, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Vanessa Nogueira da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Ribeiro, G. C., Ferreira, E. M., Pascoa, F. G. da, Masioli, K. Z., Rego, M. da S., Silva, M. R. C., … Silva, V. N. da. (2024). O PAPEL DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2992–3008. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17671