A CAPACIDADE POSTULATÓRIA NOS JUIZADOS ESPECIAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA E SUGESTÕES DE MELHORIAS

Autores

  • Eloisa Aparecida da Silva Ávila Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Kátia Cristina Nunes de Almeida Universidade Estadual de Goiás
  • Milton Pereira de Ávila SEDUC/GO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.17615

Palavras-chave:

Justiça. Desigualdade social. Disputa judicial.

Resumo

Esse artigo buscou refletir sobre a capacidade postulatória das partes nos juizados especiais e suas implicações para o acesso à justiça, considerando as diversas facetas do acesso à justiça nos juizados especiais, desde a dispensa de advogado até os desafios enfrentados pelas partes no exercício de sua capacidade postulatória. A abordagem é qualitativa, com análise em referenciais bibliográficos, amparando-se em autores que são referência no assunto. Nessa disputa judicial, pode ocorrer situação em que uma das partes esteja munida com representante legal, com capacidades de compreensão e interpretação dos ritos e normas do processo enquanto a outra parte não esteja sequer compreendendo a linguagem utilizada neste, tampouco tem consciência dos recursos cabíveis durante a marcha processual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Aparecida da Silva Ávila, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GOIÁS. Advogada (OAB/GO 74.772) e Professora efetiva do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Câmpus Uruaçu.

Kátia Cristina Nunes de Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GOIÁS. Advogada (OAB/GO 35.824); Professora da Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Uruaçu.

Milton Pereira de Ávila, SEDUC/GO

Doutor, professor da Secretaria da Educação do Estado de Goiás - SEDUC/GO.

 

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Ávila, E. A. da S., Almeida, K. C. N. de, & Ávila, M. P. de. (2025). A CAPACIDADE POSTULATÓRIA NOS JUIZADOS ESPECIAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA E SUGESTÕES DE MELHORIAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6487–6501. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.17615