DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ENFERMEIROS NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17612Palavras-chave:
Enfermagem. Educação permanente. Serviços de saúde.Resumo
Esse artigo buscou identificar, na literatura, as dificuldades dos enfermeiros na implementação da educação permanente em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca de dados em outubro de 2024 nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Base de dados de Enfermagem, de artigos primários publicados no idioma português, entre os anos de 2019 e 2024. Foram identificados 67 estudos na busca primária; sete foram incluídos. Emergiram cinco categorias relacionadas a implementação da educação permanente em saúde pelo enfermeiro, com destaque para as questões institucionais (infraestrutura, materiais, equipamentos e incentivo inadequados) e rotina, cansaço, sobrecarga ou alta demanda de trabalho. Os dados mostram distintos fatores limitantes para implementar a educação permanente pelo enfermeiro nos serviços de saúde, com destaque para as questões organizacionais e do processo de trabalho. Compreender esses elementos favorecem a tomada de decisão pelos gestores, pois permite adotar ações que possibilitem minimizar essas dificuldades e, consequentemente, avançar nessa estratégia político-pedagógica para superar a dicotomia existente entre a teoria e prática dos profissionais de enfermagem presente nos modelos tradicionais de ensino.
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