AÇÕES EDUCATIVAS PARA RESSIGNIFICAÇÃO DO CUIDADO ESPIRITUAL PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17587Palavras-chave:
Espiritualidade. Cuidados de enfermagem. Paciente crítico.Resumo
Objetivo desse estudo é analisar as ações educativas como espaços de produção do cuidado para a ressignificação da dimensão espiritual ofertada pela equipe de enfermagem ao paciente crítico. Trata-se de uma revisão de literatura qualitativa, realizada entre agosto e outubro de 2024, com análise de estudos das bases SciELO, BDENF e MEDLINE. Os critérios de inclusão abrangeram publicações gratuitas, em português ou inglês, de 2019 a 2024, com descritores “Espiritualidade”, “Cuidados de enfermagem” e “Paciente crítico”. Excluíram-se monografias, relatórios e dissertações. Os dados foram encontrados por leitura integral dos estudos, organizados em quadros e análises descritivamente, com destaque para objetivos, resultados e descobertas principais. Os resultados foram apresentados de forma concisa, priorizando a clareza. O cuidado espiritual na enfermagem enfrenta desafios, como a falta de clareza conceitual sobre espiritualidade e religiosidade e lacunas na formação acadêmica. Embora o tema seja abordado de forma limitada nas disciplinas, a sua relevância é destacada no enfrentamento de situações graves e no sofrimento do sofrimento. A prática requer uma abordagem holística, habilidades de comunicação e planejamento multidisciplinar. Contudo, barreiras como tabus e ausência de instrumentos adequados comprometem a assistência, reforçando a necessidade de capacitação para promover um cuidado mais humanizado e eficaz.
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