AÇÕES EDUCATIVAS PARA RESSIGNIFICAÇÃO DO CUIDADO ESPIRITUAL PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CRÍTICO

Autores

  • Maria Fabiana Silva dos Santos Centro Universitário Santa Maria
  • Layanne Kelly Estrela Lima UNIFSM
  • Katarina Rolim da Silva Faculdade São Francisco da Paraíba
  • Ocilma Barros de Quental Centro Universitário Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Raquel Antunes Casimiro UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17587

Palavras-chave:

Espiritualidade. Cuidados de enfermagem. Paciente crítico.

Resumo

Objetivo desse estudo é analisar as ações educativas como espaços de produção do cuidado para a ressignificação da dimensão espiritual ofertada pela equipe de enfermagem ao paciente crítico. Trata-se de uma revisão de literatura qualitativa, realizada entre agosto e outubro de 2024, com análise de estudos das bases SciELO, BDENF e MEDLINE. Os critérios de inclusão abrangeram publicações gratuitas, em português ou inglês, de 2019 a 2024, com descritores “Espiritualidade”, “Cuidados de enfermagem” e “Paciente crítico”. Excluíram-se monografias, relatórios e dissertações. Os dados foram encontrados por leitura integral dos estudos, organizados em quadros e análises descritivamente, com destaque para objetivos, resultados e descobertas principais. Os resultados foram apresentados de forma concisa, priorizando a clareza. O cuidado espiritual na enfermagem enfrenta desafios, como a falta de clareza conceitual sobre espiritualidade e religiosidade e lacunas na formação acadêmica. Embora o tema seja abordado de forma limitada nas disciplinas, a sua relevância é destacada no enfrentamento de situações graves e no sofrimento do sofrimento. A prática requer uma abordagem holística, habilidades de comunicação e planejamento multidisciplinar. Contudo, barreiras como tabus e ausência de instrumentos adequados comprometem a assistência, reforçando a necessidade de capacitação para promover um cuidado mais humanizado e eficaz.

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Biografia do Autor

Maria Fabiana Silva dos Santos, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Layanne Kelly Estrela Lima, UNIFSM

Enfermeira, Pós-Graduanda de Urgência e Emergência e UTI, Centro Universitário Santa Maria- UNIFSM.

Katarina Rolim da Silva, Faculdade São Francisco da Paraíba

Graduada em enfermagem, FASP-PB Faculdade São Francisco da Paraíba.

Ocilma Barros de Quental, Centro Universitário Santa Maria

Doutora, Ciências da Saúde, Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Geane Silva Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira formada pela UFPB, João Pessoa, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Maria Raquel Antunes Casimiro, UFCG

Mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG, Especialista em Urgência Emergência e UTI, Preceptoria no SUS, Docência no Ensino Superior.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Santos, M. F. S. dos, Lima, L. K. E., Silva, K. R. da, Quental, O. B. de, Oliveira, G. S., & Casimiro, M. R. A. (2024). AÇÕES EDUCATIVAS PARA RESSIGNIFICAÇÃO DO CUIDADO ESPIRITUAL PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CRÍTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3049–3064. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17587