EDUCAÇÃO ESPECIAL, PSICOLOGIA E TECNOLOGIA: OBSERVAÇÕES EM UMA ESCOLA ESPECIALIZADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17574Palavras-chave:
Educação especial. Deficiência visual. Inclusão educacional. Tecnologias assistivas. Materiais didáticos adaptados.Resumo
Este relatório apresenta a observação realizada em uma escola de educação especial para deficientes visuais, com foco na análise de métodos pedagógicos, interações entre professores e alunos, e ferramentas utilizadas. A experiência teve como objetivo compreender as práticas inclusivas no contexto educacional e os desafios enfrentados na criação de materiais didáticos adaptados. O método utilizado foi a observação sistemática, com registro fotográfico e anotações em diário de campo, além de diálogos com os profissionais da escola. Os resultados evidenciam a relevância de tecnologias assistivas, como impressoras 3D e softwares leitores de tela, na promoção da autonomia dos alunos. Foi identificada a necessidade de maior capacitação técnica para o uso de equipamentos avançados e de parcerias com universidades para o desenvolvimento de materiais inovadores. Conclui-se que as práticas inclusivas, associadas a tecnologias adaptadas, são essenciais para garantir o aprendizado e a independência de pessoas com deficiência visual, destacando a importância de investimentos em formação docente e pesquisa na área.
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