EDUCAÇÃO ESPECIAL, PSICOLOGIA E TECNOLOGIA: OBSERVAÇÕES EM UMA ESCOLA ESPECIALIZADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Rosanete Grassiani dos Santos Uniensino
  • Diego Silva Uniensino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17574

Palavras-chave:

Educação especial. Deficiência visual. Inclusão educacional. Tecnologias assistivas. Materiais didáticos adaptados.

Resumo

Este relatório apresenta a observação realizada em uma escola de educação especial para deficientes visuais, com foco na análise de métodos pedagógicos, interações entre professores e alunos, e ferramentas utilizadas. A experiência teve como objetivo compreender as práticas inclusivas no contexto educacional e os desafios enfrentados na criação de materiais didáticos adaptados. O método utilizado foi a observação sistemática, com registro fotográfico e anotações em diário de campo, além de diálogos com os profissionais da escola. Os resultados evidenciam a relevância de tecnologias assistivas, como impressoras 3D e softwares leitores de tela, na promoção da autonomia dos alunos. Foi identificada a necessidade de maior capacitação técnica para o uso de equipamentos avançados e de parcerias com universidades para o desenvolvimento de materiais inovadores. Conclui-se que as práticas inclusivas, associadas a tecnologias adaptadas, são essenciais para garantir o aprendizado e a independência de pessoas com deficiência visual, destacando a importância de investimentos em formação docente e pesquisa na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosanete Grassiani dos Santos, Uniensino

Acadêmica da Graduação em Psicologia, Uniensino.

Diego Silva, Uniensino

Docente Professor Orientador, Uniensino.  

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Santos, R. G. dos, & Silva, D. (2024). EDUCAÇÃO ESPECIAL, PSICOLOGIA E TECNOLOGIA: OBSERVAÇÕES EM UMA ESCOLA ESPECIALIZADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2569–2580. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17574