PSICOLOGIA E ENVELHECIMENTO: RELATO DE ESTÁGIO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20222Palavras-chave:
Psicologia Social. Instituição de Longa Permanência para Idosos. Acolhimento. Escuta ativa. Protagonismo do idoso. Cuidado humanizado.Resumo
Este estudo qualitativo, na modalidade de relato de experiência, teve por objetivo descrever a vivência de estágio básico em Psicologia Social em um Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Curitiba/PR. A pesquisa foi conduzida em quatro encontros de cinco horas cada, com a participação de dezesseis residentes de ambos os sexos. A coleta de dados apoiou-se na observação participante e na sistematização de relatos de vida, evidenciando temáticas centrais como vínculos familiares, desafios inerentes ao processo de envelhecimento e impactos da institucionalização. Os resultados destacam a relevância do acolhimento como estratégia terapêutica: a escuta ativa favoreceu a ressignificação de emoções adversas e o fortalecimento subjetivo dos residentes. Ademais, reforçou-se a urgência de criar espaços de fala que valorizem o protagonismo do idoso e de adotar práticas de cuidado humanizado que transcendam o modelo asilar e biomédico ainda predominante em muitas ILPIs. Conclui-se que intervenções dialógicas e humanizadas são essenciais para a promoção do bem-estar, da autonomia e da qualidade de vida na terceira idade.
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