CORRESPONDÊNCIA DO PERFIL DO DOCENTE DE ENSINO MÉDIO DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO COM O DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS

Autores

  • Hyun Suk Lee Universidade Autonoma de Asuncion
  • Daniel Gonzalez Gonzalez UNIV

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17550

Palavras-chave:

1. Pacto. 2.Perfil docente. 3. Ensino Médio.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo investigar o efeito da Formação do Pacto no desempenho dos professores em sala de aula e nas práticas docentes das escolas públicas. Na metodologia adotamos a pesquisa qualitativa e descritiva estudando os documentos, livros e aplicando questionários e entrevistas abertas com os professores que participaram do programa pacto. Os resultados indicaram que os professores que participaram do pacto tiveram melhorias significativas nas práticas de ensino com a adoção de metodologias ativas e integrativas. Por outro lado, foram anotados como problemas a falta de recursos didáticos e a infraestrutura das escolas, que prejudicam a plena execução das novas abordagens. Conclui-se que a formação continuada dos professores é importante para capacitação dos professores. Mas é preciso o apoio institucional mais forte para garantia da execução do programa pacto. Desse modo, é recomendada a continuidade e expansão das práticas de qualificação. Além disso é necessário a disponibilização de ambientes mais propícios nas escolas para uma educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Hyun Suk Lee, Universidade Autonoma de Asuncion

Discente, Universidade Autonoma de Asuncion. 

Daniel Gonzalez Gonzalez, UNIV

Doutor em educacao-univ granada. Professor titular de UNIV.granada, Espanha e professor pós-graduado internacional em Cuba, Chile, Paraguai.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Lee, H. S., & Gonzalez, D. G. (2024). CORRESPONDÊNCIA DO PERFIL DO DOCENTE DE ENSINO MÉDIO DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO COM O DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2533–2546. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17550