SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA POPULAÇÕES EM VULNERABILIDADE EXTREMA

Autores

  • Ana Letícia de Lira Tenório Flores Veni Creator Christian University
  • Beatriz Lucia Salvador Bizotto UNIFACVEST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17499

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Populações vulneráveis. Normas ambientais. Desenvolvimento sustentável.

Resumo

Este estudo analisa a efetividade das normas de sustentabilidade, tanto nacionais quanto internacionais, na vida de populações em situação de extrema pobreza. A pesquisa adota uma metodologia que combina vivências práticas da autora em comunidades carentes de Recife-PE e ações voluntárias no sertão de Pernambuco, com análise de literatura e legislações ambientais. Os resultados destacam limitações significativas para a aplicação de conceitos de sustentabilidade a essas populações devido a lacunas estruturais, educacionais e socioeconômicas. Por meio de uma triangulação de dados, o estudo identifica desafios e apresenta sugestões para a construção de políticas públicas inclusivas e estratégias para integrar populações vulneráveis ao desenvolvimento sustentável.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Letícia de Lira Tenório Flores, Veni Creator Christian University

Mestranda na Veni Creator –Cristian University, Formação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestranda em Exercendo o cargo efetivo de Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco desde 2011. Pós-graduada na Escola da Magistratura do Estado de Pernambuco. Brasil.

Beatriz Lucia Salvador Bizotto, UNIFACVEST

Drª Administração de empresas. Professora do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas. Centro Universitário UNIFACVEST.  A minha formação foi em Associaição UCS/PUCRS. Universidade de Caxias do Sul- UCS e Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre-PUC.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Flores, A. L. de L. T., & Bizotto, B. L. S. (2024). SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA POPULAÇÕES EM VULNERABILIDADE EXTREMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2710–2720. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17499