CONFLICT AT SCHOOL: THE SCHOOL ENVIRONMENT AS A SPACE AND SUPPORT/MEDIATION
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17429Keywords:
Conflito. Hospedeiro. Mediação.Abstract
O presente trabalho surgiu a partir do relato de diversas experiências vividas por nós como estagiários e até mesmo como professores, tais experiências nos fizeram refletir sobre a importância da existência de um mediador de conflitos no contexto escolar, considerando que esses conflitos sempre existirão, pois onde houver mais de uma cabeça pensante haverá divergência de opiniões. No entanto, na ausência da possibilidade de pesquisa de campo, o conteúdo foi removido por meio de pesquisa bibliográfica, artigos, livros e revistas científicas. Como tal, várias opiniões foram encontradas sobre como esses conflitos surgiram; como o ambiente em que o aluno vive interfere como causa; e assim como a escola, o professor ou mesmo o próprio aluno pode exercer seu papel de mediador. A prática de atividades em grupo, como jogos ou gincanas, foi questionada a fim de incentivar a interação social, mas ainda não foi suficiente. Diante disso, observamos que é necessário inserir o currículo do educador, que poderá, no futuro, assumir outras funções como: supervisor, coordenador e até mesmo gestor; o tema de que tanto os conflitos intrínsecos quanto os extrínsecos sempre existirão e que não será necessária apenas a formação acadêmica, mas também dinâmicas de convivência principalmente com os pais ou responsáveis, e que tais dinâmicas podem ser realizadas por meio de atividades extracurriculares que consigam inseri-los e acolhê-los também na escola. Desta forma, a escola e a comunidade trabalharão em conjunto com o mesmo objetivo da formação do aluno em um ambiente saudável e acolhedor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Atribuição CC BY