CONFLITO NA ESCOLA: O AMBIENTE ESCOLAR COMO ESPAÇO E ACOLHIMENTO/MEDIAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17429

Palabras clave:

Conflito. Acolhimento. Mediação.

Resumen

O presente trabalho surgiu do relato de várias experiências vividas por nós como estagiários e até mesmo como docentes, tais experiências nos fizeram refletir na importância da existência de um mediador de conflitos no âmbito escolar, tendo em vista que estes conflitos sempre irão existir, pois onde há mais de uma cabeça pensante haverá divergência de opiniões. Contudo, não havendo a possibilidade de pesquisas de campo, estabeleceu-se a retirada do conteúdo através de pesquisas bibliográficas, artigos, livros e revistas científicas. Sendo assim, foram encontradas várias opiniões de como esses conflitos surgiram; de que maneira o meio em que o educando vive interfere como causa; e como a escola, o professor ou até mesmo o próprio aluno poderá exercer o seu papel como mediador. Questionou-se a prática de atividades em grupo como jogos ou gincanas na intenção de estimular o convívio social, porém ainda não era o suficiente. Diante disso, observamos que se faz necessário inserir a grade curricular do educador, que poderá no futuro assumir outras funções como: supervisor, coordenador e até mesmo gestor; a temática de que os conflitos tanto intrínsecos como extrínsecos sempre irão existir e que não somente a formação acadêmica será necessária, assim como dinâmicas de convívio principalmente com os pais ou responsáveis, e que tais dinâmicas poderão ser realizadas através de atividades extra curriculares que consigam inseri-los e acolhê-los também no âmbito escolar. Dessa maneira, escola e comunidade trabalharão juntas com o mesmo objetivo que é a formação do educando dentro de um ambiente sadio e acolhedor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diógenes Gusmão, UFPE

Doutor em biologia pela UFPE.

Josineide Eliodoro de Almeida, Christian Business School

Educação pela Christian Business School.

Publicado

2024-12-03

Cómo citar

Gusmão, D., & Almeida, J. E. de. (2024). CONFLITO NA ESCOLA: O AMBIENTE ESCOLAR COMO ESPAÇO E ACOLHIMENTO/MEDIAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 532–543. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17429